Que Freelancer é Você?
Qualquer cliente em busca de um freelancer terá algumas considerações sobre o que deseja encontrar no profissional.
Preço baixo, experiência e autoridade, rapidez e bom atendimento são alguns dos atributos mais comuns, e você precisa definir qual deles irá apresentar.
Se você pretende oferecer a melhor qualidade possível, com um trabalho revisado uma dúzia de vezes para garantir que não há qualquer imperfeição, pode ser difícil entregar, também, o menor prazo do mercado.
É aí que entra um conceito de marketing chamado posicionamento.
Um posicionamento nada mais é do que uma percepção pública sobre os seus produtos ou serviços.
Em outras palavras, é como as pessoas pensam sobre você.
Para entender o conceito, basta fazer uma comparação rápida entre modelos de carros.
Em última instância, quem compra um Porsche, um Gol, uma Amarok ou um Jeep Renegade está levando um carro para casa, mas cada modelo tem um posicionamento diferente: luxo, praticidade, força e liberdade, por exemplo.
Na carreira freelancer, existem três posicionamentos comuns:
1. Faço de tudo barato
O mercado freelancer, muitas vezes, é uma guerra por preços mais baixos, e vence quem aceitar o menor valor pelo seu trabalho.
Essa pode ser uma “estratégia” válida quando você está começando, pois permite que você aumente o portfólio e receba algumas avaliações em seus perfis, mas não costuma dar muito certo para sustentar a carreira no longo prazo, por razões óbvias.
Você estará sempre trabalhando mais do que deveria, ou não conseguirá fechar as contas, e fará os projetos de modo quase automático, sem fortalecer as competências que poderiam atrair clientes melhores.
2. Um bom trabalho por um preço justo
Se você conseguir apontar um valor para o seu trabalho, e alguns clientes aceitarem pagar sem reclamações, meus parabéns.
Essa é uma posição que os freelancers mal preparados dificilmente irão alcançar, mas uma vez que seja conquistada, será o alicerce para construir a sua carreira.
Esse posicionamento é semelhante ao de outros profissionais liberais, como um empreiteiro ou advogado.
Muitas pessoas podem achar o serviço caro, mas algumas entenderão o valor cobrado e estarão dispostas a pagar – e isso é tudo que você precisa.
3. Trabalho perfeito com valor acima da média
Finalmente, chegamos à elite dos freelancers.
Esse é o tipo de profissional que já não precisa lutar por clientes, pois construiu uma reputação sólida, cumprindo prazos, se comunicando de forma agradável e entregando projetos com a mais alta qualidade.
Um posicionamento como este é tudo que um freelancer precisa para nunca mais se preocupar com o desemprego – você poderá escolher clientes com base nos seus próprios critérios, desde que se mantenha atualizado com as mudanças em seu mercado e não deixe o nível cair.
Idealmente, você deveria fugir do posicionamento “faço tudo barato” o mais rápido possível.
Tente batalhar por pelo menos um ou dois clientes que paguem valores adequados, e corte alguns projetos de menor rendimento, aproveitando o tempo livre para desenvolver suas habilidades.
Tenha sempre em mente que as pessoas vão falar do seu trabalho – seja nas indicações para amigos ou na avaliação que aparecerá em seu perfil na plataforma de freelancers – com base em um desses três posicionamentos, e é isso que os próximos clientes vão esperar receber.
É melhor estar no controle dessas informações, do que ser controlado por elas!