Até este ponto, você já sabe como adquirir seguidores no Instagram.
Você também já sabe como criar conteúdo que não apenas aumenta seus seguidores, mas também pode chamar atenção para sua página de perfil. Sua página de perfil, é claro, é onde está o seu link de destino.
Quando as pessoas clicam no link de destino, elas saem do Instagram e vão para uma página que você especifica. Esta é a página onde a ação ocorre. Esta página pode ser um guia ao consumidor, qualificando seu tráfego.
As pessoas podem clicar em uma página mais interna do seu website. Em última análise, eles podem clicar em um link para ir à squeeze page, para seu mailing. Esta é a página que recruta pessoas a se cadastrar em sua mala direta. Você também pode promover uma página de vendas usando essas páginas internas.
Há tantas maneiras que você pode fazer isso. Mas, independentemente de como você planeja converter tráfego gratuito ou pago no Instagram em clientes pagantes, é necessário otimizar todas as partes desse funil.
Otimize Continuamente Todas as Partes do Seu FUNIL
O funil começa com o seu conteúdo no Instagram. Ele fica mais estreito quando as pessoas clicam na sua página de perfil. De lá, vão para uma página no seu site.
De lá, podem ir para uma página interna, para uma página de vendas ou para uma squeeze page.
Seja qual for o caso, você precisa de um “topo” muito amplo para o seu funil e cada parte menor do seu funil precisa ser a mais ampla possível.
Por quê?
Quanto mais pessoas acessarem, maior será o número total de pessoas que você poderá converter se configurar seu funil corretamente.
Aqui vem a má notícia
Uma coisa é dizer que você vai ter que otimizar todas as partes do seu funil de vendas, outra é ter sucesso fazendo isso.
O maior desafio aqui é a otimização aleatória. Quando as pessoas acham que precisam otimizar seu funil de vendas, elas basicamente criam um funil completamente novo. Elas criam anúncios completamente novos. Elas fazem uma miscelânea.
E às vezes elas têm sucesso, mas na maioria das vezes, não conseguem se aprimorar muito. Por quê? Elas estão fazendo isso de maneira aleatória.
Não se engane, a otimização aleatória é geralmente uma perda de tempo. Realmente.
Mesmo que você fosse capaz de fazer certas mudanças aleatórias e, de repente, seu funil se convertesse em uma taxa alta, você ainda estaria no escuro. Por quê? Você não saberia que parte do seu funil foi a responsável pela melhoria.
E mesmo que você soubesse que parte é a responsável pela diferença, não saberia que segmento dessa parte melhorou seus resultados. Você vê como isso funciona? Você entende por que isso é tão confuso e tão frustrante?
Use a otimização elementar
Felizmente, existe uma maneira melhor de otimizar. Você pode usar a otimização elementar.
Em vez de apenas adivinhar aleatoriamente o que turbinaria os resultados do seu funil de vendas, você divide cada parte do processo de funil de vendas em elementos e faz alterações elemento por elemento.
Dessa forma, você só passará para o próximo elemento depois de ter aprimorado os resultados do elemento anterior até um certo nível.
Quando estiver satisfeito com essas melhorias, você passará para o próximo elemento e, em seguida, para o próximo.
Entenda que o funil de vendas é composto de muitas partes diferentes. Cada uma delas tem elementos diferentes, mas todas podem ser divididas em alguns elementos comuns.
O funil de vendas, é claro, envolve as fotos que você usa no Instagram, sua página de perfil, seu artigo de consumidor ou artigo da página de destino e, em seguida, suas páginas internas.
Cada um deles deve ser otimizado, e cada um deles possui elementos distintos.
Neste artigo, vou focar apenas nos elementos que podem ser encontrados no Instagram. Você pode usar a mesma análise de elemento por elemento para otimizar sua squeeze page, sua página de guia do consumidor e outros elementos em seu próprio site. Mas, no que diz respeito a esse treinamento, vamos nos concentrar apenas nos elementos encontrados no Instagram.
Elementos-chave a ter em mente
Ao otimizar, aqui estão os elementos em que você deve focar:
URL do Perfil
Esta é a página de perfil que você tem no Instagram. Você pode mudar a imagem, você pode mudar a descrição, mas apenas certifique-se de que quando você fizer mudanças, você as fará elemento por elemento, por partes.
Isso significa que você pode trocar fotos até obter uma boa melhoria. Uma vez que a melhoria estiver estável, você então muda o texto. Veja se melhora sua taxa de cliques. Quando conseguir fazer isso, você poderá então alterar o URL da página de destino.
Fotos e Vídeos
Isso deveria ser óbvio. São as fotos e vídeos que você publica.
Preste atenção aos níveis de engajamento. Preste atenção ao número de cliques. Se você perceber que certas fotos tendem a receber muito mais cliques, publique mais dessas fotos. Continue postando fotos semelhantes até conseguir um alto nível sustentável de cliques.
Hashtags
Continue testando as hashtags para ver se há alguma melhoria significativa na sua taxa de cliques e nas suas conversões.
Depois de fazer engenharia reversa de seus concorrentes, você deve ter um ponto de partida. Mas não termine aí. Continue testando as hashtags, personalize as hashtags e pesquise hashtags relacionadas para ver se consegue obter melhores resultados.
Descrição
Este é o texto que você publica junto com suas fotos ou vídeos.
Poste a mesma foto, mas teste diferentes descrições. Veja se essas diferentes calls-to-action levam a mais cliques e, consequentemente, a conversões maiores.
Horário de Postagem
Se você estiver usando um software para postar no Instagram, repare quando o seu conteúdo é postado. Preste atenção em quando o maior engajamento acontece. Tente alinhar seu horário de postagem com os níveis de engajamento para otimizar a eficácia do seu conteúdo.
O que buscar
Ao otimizar, você deve buscar seguidores. Eles indicam sucesso. Almeje por uma taxa de cliques aumentada, um tempo de permanência maior, cliques mais profundos no seu website e melhores taxas de conversão.
Claro, todos nós sabemos que, no fim das contas, a conversão é o que mais importa. Na verdade, é a única coisa que importa. Por quê? Conversões geram dinheiro e nada mais.
No entanto, para chegar lá, você precisa aumentar as taxas de cliques. Você também precisa perceber se a página que você está apresentando às pessoas que você atrai no Instagram mantém a atenção delas por um bom período de tempo.
Você pode continuar otimizando essa página para maximizar o tempo de permanência.
Além disso, preste atenção ao conteúdo inicial no seu próprio site para ver se você pode otimizá-lo com o intuito de obter cliques mais profundos.
Quanto mais páginas internas, mais a pessoa visualiza, mais interessada essa pessoa ficará em tudo o que você tiver a oferecer.
Por fim, se você cuidar disso elemento por elemento, ou seja, por partes, poderá aumentar as taxas de conversão.
Adote as seguintes práticas recomendadas para garantir que você obtenha o maior retorno possível a partir do Instagram.
Documente Seus Esforços
Certifique-se de anotar o que você está fazendo. Desta forma, você pode ter um registro escrito. Você também pode realizar mais experimentos.
Você ficaria surpreso com a quantidade de ideias impressionantes que você elabora.
Infelizmente, se você continuar voltando à mesma ideia fracassada várias vezes, você está basicamente correndo em círculos.
Documente seu esforço para poder executar experimentos e, em seguida, falhar rapidamente. Dessa forma, você pode eliminar más ideias o mais rápido possível para que você possa se concentrar naquelas que realmente terão êxito.
Foque nos Números
Não confie em seu pressentimento. Concentre-se nas estatísticas reais dos seus resultados. Foque nos números porque eles não mentem.
Inicie o trabalho com influenciadores usando uma estratégia lenta e baixa
Eu sei que já disse isso antes na seção sobre influenciadores. No entanto, isso é tão importante que vale a pena repetir.
Entre em contato com o maior número possível de influenciadores, mas pague um valor baixo. Aqueles que aceitam sua oferta e veiculam seus anúncios acabam fazendo sua própria seleção.
Como?
Bem, cada anúncio executado tem um código personalizado, código de desconto ou código de resgate. Você será capaz de ver quem realmente produz resultados.
Você então retorna a essas pessoas, paga mais, para que elas possam ampliar sua campanha. Elas obviamente são reais e têm credibilidade suficiente com seus seguidores para impulsionar as vendas reais.
Otimize usando uma Abordagem elementar
Eu já abordei isso antes, mas você tem que entender que você deve otimizar elemento por elemento. Isso aumenta as chances de você não estar correndo em círculos.
Isso reduz a chance de repetir o mesmo erro várias vezes.
Use uma abordagem elementar para aumentar a eficácia geral da sua campanha publicitária.
Conclusão
Instagram é uma mina de ouro do tráfego. De fato. Não há outra maneira de descrever isso.
No entanto, você precisa seguir as dicas que mencionei aqui e personalizá-las de acordo com suas circunstâncias específicas.
Se você fizer isso, você pode turbinar seus resultados com o Instagram.
A melhor parte? Você não precisa pagar tão caro para obter bons resultados.
Agora, chegou a hora de dar um passo além e para isto gostaria de te
recomendar nosso outro produto que irá te ajudar a desenvolver seu novo negócio de uma forma muito mais profissional:
Neste guia, você vai aprender as melhores formas de usar o Facebook para turbinar os seus negócios.
Para conhecer, clique em Facebook Marketing.
Por fim, te desejamos boa sorte e muito sucesso nos seus negócios.