Montando Um Home Office Adequado ao Trabalho

Montando Um Home Office Adequado ao Trabalho

Montando Um Home Office Adequado ao Trabalho

Montando o Home Office Simples, Produtivo e Eficiente

Você já deve ter ouvido falar sobre os nômades digitais, pessoas que viajam o mundo trabalhando de qualquer lugar com uma conexão de internet, e talvez até tenha buscado a carreira freelancer com esse objetivo.

Embora existam muitas pessoas vivendo assim, a realidade para a imensa maioria dos freelancers é marcada pelo trabalho em Home Office, e existem alguns passos para montar o escritório perfeito, mesmo que ele seja num cantinho sem muito espaço.

 

Ergonomia: Escolha mobiliário que dê conforto e segurança

Como regra geral, o Home Office deve ser confortável e possibilitar o foco no trabalho.

A última coisa que você vai querer é passar o dia inteiro sentado numa cadeira de jantar ou no sofá.

Além das dores na coluna e ombros, essa prática costuma ser terrível para a produtividade, pois enquanto lutamos para encontrar a posição certa, não temos concentração nas tarefas.

Uma boa cadeira deve estar entre os seus primeiros investimentos.

Pesquise um pouco antes de escolher, serão algumas horas de busca para evitar meses ou anos de frustração e dor.

 

O Máximo de Luz, o Mínimo de Som

 A sala ou quarto que será usado para montar o Home Office deve ter uma excelente iluminação externa, com a mesa de trabalho perto de uma boa janela.

Existe uma relação direta entre luz e produtividade, pois o nosso corpo está mais preparado para trabalhar quando está claro, e descansar quando escurece.

Use isso a seu favor para ter mais energia.

Por outro lado, se a luz é bem vinda, os sons externos quase sempre significam distração.

Ainda que muitas pessoas se tornem freelancers para ter mais tempo com a família, é importante ter, no mínimo, um lugar onde você possa fechar a porta durante as sessões de trabalho, e manter as outras pessoas da casa longe do seu Home Office, exceto em casos de emergência.

Barreiras físicas são importantes, pois é comum ter familiares que não entendem muito bem essa ideia de trabalhar em casa, e acham que você só está “no computador”, mesmo após anos em uma carreira freelancer.

 

Organização do Espaço de Trabalho

Por fim, é sempre válido manter o espaço de trabalho limpo e bem organizado. A sua casa não terá uma equipe de limpeza, e você será responsável por essa atividade.

A boa notícia é que basta dedicar alguns minutos por dia para manter tudo em ordem.

 Documentos que não serão utilizados hoje devem ir para uma gaveta ou armário.

Agrupe os lembretes de tarefas em um quadro específico, ou use um aplicativo para cuidar dessa função.

Evite ao máximo os pensamentos de “tenho que”.

No momento em que se senta para trabalhar, você não tem que fazer compras, lavar os pratos ou arrumar o cabelo – tem que trabalhar, e ficar pensando em todos os outros compromissos só vai reduzir a energia mental dedicada à sua carreira.

Organize Seus Processos de Produção

Você deve gastar o menor tempo possível escrevendo propostas, selecionando projetos ou fazendo qualquer outra atividade paralela ao seu trabalho de freelancer.

Desenvolva critérios bem definidos para lidar com estes processos. Ter um nicho ajuda bastante na hora de escolher projetos, por exemplo, pois você destaca os que não se encaixam nessa área.

Escreva templates de propostas para cada serviço oferecido (ou adapte o modelo que eu apresentei no artigo anterior) e salve num local de fácil acesso, para copiar e colar conforme as necessidades do cliente.

Salve também os itens mais valiosos do seu portfólio, separando-os de acordo com a tarefa e/ou o nicho.

 São três mudanças simples, implementáveis em questão de minutos, mas elas economizam até uma hora de trabalho por dia.

Você pode investir esse “extra” em atividades que exigem maior atenção, estudos ou tempo livre.