Simplesmente meça o desempenho do Instagram

Medindo o Desempenho da sua Conta do Instagram

Simplesmente meça o desempenho do Instagram

Parece simples, não é mesmo? Simplesmente meça o desempenho do Instagram, continue fazendo aquilo que está funcionando, identifique os problemas e corrija o que não estiver funcionando.

Ao usar o Instagram para realizar seu marketing, você estará gastando tempo e dinheiro, então você precisa garantir que está obtendo os melhores resultados por seus esforços.

Mas em que métricas do Instagram você deve prestar atenção? Se você for novo no Instagram, nem sempre você saberá em que prestar atenção e o que aquilo significa.

Existem muitas métricas que você pode analisar, por isso, apresentaremos as mais importantes neste capítulo.

Pode parecer inacreditável, mas muitos profissionais de marketing do Instagram não prestam muita atenção às análises que eles têm à sua disposição.

Isso não faz sentido, pois você estará dando tiros no escuro se não fizer isso.

Falamos anteriormente sobre definir objetivos para suas mídias sociais e suas campanhas de publicidade. Você precisa refletir muito sobre esses objetivos para garantir que eles correspondam aos objetivos gerais do seu negócio.

Então, vamos dar uma olhada agora nas métricas mais importantes do Instagram e ver o que elas significam.

Aprendendo a Medir o Desempenho do Instagram e Ajustando os Motores

1. O Crescimento da sua Base de Seguidores

Uma coisa é ter muitos seguidores no Instagram, mas isso nem sempre significa que seus esforços de marketing estão funcionando.

Existem várias técnicas que você pode usar para aumentar o número de seguidores, mas isso não necessariamente irá melhorar seus resultados.

É mais importante observar o crescimento da sua contagem de seguidores. Se houver um crescimento constante, isso é um bom sinal de que você está indo na direção certa.

Você está capturando a atenção de novos usuários do Instagram e expandindo seu alcance.

Portanto, o que você precisa fazer é prestar muita atenção à maneira pela qual sua contagem de seguidores aumenta. Isso é muito mais importante do que os números em si.

Digamos que, em média, você esteja ganhando 50 novos seguidores por mês. Se você tinha apenas 500 seguidores antes de começar a veicular suas campanhas de marketing, essa é uma ótima taxa de crescimento de 10%.

Mas se você tinha 5.000 seguidores no início, essa taxa de crescimento é de apenas 1%, ou seja, é muito menos expressiva.

Use essas duas etapas para determinar o desempenho do crescimento de sua base de seguidores:

  • Identifique o número de novos seguidores que você ganhou no último mês
  • Divida esse número pelo número de seguidores que você tinha no início do mês

Você pode analisar isso durante alguns meses a fim de determinar sua taxa média de crescimento de seguidores. Defina uma meta para aumentar a taxa de crescimento caso não alcance os resultados desejados.

É muito mais importante ter menos seguidores ativos do que ter um grande número de seguidores que não fazem nada quando você publica conteúdo.

2. Taxa de Engajamentos por Seguidor

Essa é a etapa seguinte ao crescimento da base de seguidores. Agora, você deseja saber quantos de seus seguidores engajam com seu conteúdo, sejam anúncios ou postagens regulares.

Para calcular seu engajamento por seguidor, você precisará saber a quantidade total de engajamento por um determinado período. Ferramentas externas como o Sprout Social e o Agency Analytics podem fornecer esses dados.

Depois de descobrir o número total de engajamentos, você pode executar um cálculo simples para calcular a taxa de engajamento:

Total de Engajamentos / Contagem de Seguidores X 100

O total de engajamentos dividido pela contagem de seguidores vezes 100 fornecerá a você um valor percentual. Você precisará executar esse cálculo durante um determinado período para verificar se o seu engajamento por seguidor está melhorando ou não.

Você também pode fazer esse cálculo em uma publicação ou em um anúncio específico.

Por que isso é importante? Porque 70% das postagens feitas no Instagram nunca são vistas pelos usuários.

Ter milhões de seguidores é irrelevante se nenhum deles estiver visualizando e interagindo com suas postagens.

Digamos que um dos seus posts tenha 20 curtidas. Se você tem 20.000 seguidores, isso não é algo expressivo, pois sua taxa de engajamento será de 1%.

Recomendamos que você calcule sua taxa de engajamento por seguidor semanalmente ou mensalmente.

Não tente fazer isso todos os dias, pois você não obterá dados precisos a longo prazo.

3. Tráfego para seu Site

Muitos profissionais de marketing usam o Instagram Ads para direcionar tráfego para seu site, o que faz todo o sentido.

Para medir a quantidade de tráfego que seu site está recebendo a partir do Instagram, recomendamos que você instale o Google Analytics no seu site.

Com o Google Analytics instalado, você poderá acessar a seção “Aquisição” e selecionar “Canais”. Selecione a opção “social” e aqui você verá as plataformas sociais que enviaram o tráfego.

No caso do Instagram, ele mostrará o tráfego geral e o tráfego dos Stories.

4. Comentários em Posts

É bom ver várias “Curtidas” em um anúncio ou postagem que você fez, mas o número de comentários que seu conteúdo recebe é muito mais valioso.

Há muito mais esforço envolvido em deixar um comentário do que em apenas clicar no botão “Curtir”.

Quando os usuários deixam comentários, isso mostra que sua postagem realmente atraiu o interesse deles e criou uma conexão.

Portanto, é importante saber o número de comentários que você recebe e monitorar sua média para ver se ela está aumentando ou diminuindo.

Por exemplo, você pode ter recebido uma média de 5 comentários por postagem há seis meses, mas agora você tem uma média de 8 comentários por postagem.

Isso indica que seus esforços de marketing estão funcionando e que você está melhorando sua conexão com seu público.

Quando você estiver exibindo seus anúncios no Instagram, preste atenção em seus comentários e em quaisquer variações que possam apresentar.

A contagem de comentários é mais alta para alguns anúncios do que para outros? Se sim, por que isso acontece?

5. Engajamento com Instagram Stories

Se você usa o Instagram Stories para fazer seu marketing (e você deve fazer isso), é importante saber se eles estão tendo um bom desempenho.

Stories são mais trabalhosos de fazer e permanecem no Instagram por apenas 24 horas.

É melhor usar o Instagram Insights para isso. Procure por “alcance” e “saídas” no Insights. Os números de alcance informam quantos usuários visualizaram seus Stories do Instagram.

À medida que você constrói sua base de seguidores, esse número deve aumentar.

A métrica “saídas” informa que usuários abandonaram seus stories antes de finalizar a visualização. Essa é uma boa maneira de identificar elementos de seus stories que os usuários não tenham gostado.

Se muitos usuários abandonaram um mesmo story, você deve analisá-lo e fazer melhorias no futuro.

6. Seu Alcance

Você pode usar o Instagram Insights para visualizar seus números de alcance. Esse número basicamente indica quantos usuários visualizaram sua postagem. Isso não é o mesmo que as impressões de um post.

Se um usuário visualiza sua postagem três vezes, por exemplo, isso será registrado como três impressões. Para a métrica “alcance”, isso contará apenas como 1.

O alcance é muito mais importante do que as impressões. Você verá o número do seu “Alcance total” no Instagram Insights, mas também deve prestar atenção à sua “Taxa de Alcance”.

Sua taxa de alcance é a porcentagem de seus seguidores que visualizam suas postagens.

Você precisa fazer um cálculo simples aqui. Apenas divida o alcance de uma postagem específica pelo número total de seguidores que você possui.

Por exemplo, se você tem um alcance de 200 e tem 1000 seguidores, sua taxa de alcance é de 20%.

7. Seus Posts Mais Relevantes

Use o Instagram Analytics para identificar seus posts mais relevantes. Você pode ver os posts mais relevantes em termos de número de curtidas, em termos de número de compartilhamentos, em termos de número de impressões e muito mais.

Isso provavelmente é algo óbvio para você, mas identificar seus posts mais relevantes sinalizará que tipo de conteúdo seu público realmente mais gosta mais e se conecta.

Você poderá determinar se vídeos ou imagens funcionam melhor, os melhores dias e horários para postar e o tipo de conteúdo que gera mais engajamento.

8. Cliques nos Anúncios do Instagram

Ao investir dinheiro em anúncios do Instagram, você deve medir o número de cliques que recebe dos usuários que clicam nos botões de ‘chamada para ação’ exibidos em seus anúncios.

Se você estiver exibindo vários anúncios para fazer testes comparativos, poderá identificar quais têm a maior taxa de cliques.

Além disso, você precisa ficar de olho no custo por clique do anúncio e no número de impressões que o anúncio está recebendo.

9. Engajamento das Hashtags

Esta é uma métrica das hashtags mais usadas em suas postagens. Isso ajudará você a determinar o quanto sua base de seguidores está crescendo e seus níveis de engajamento.

Para aumentar sua base de seguidores, você pode usar esta métrica para escolher as melhores hashtags a serem usadas em seu conteúdo.

Isso também sinaliza quais são as hashtags mais populares, para que você possa criar novos anúncios e posts vinculados a essas tendências.

Ao criar suas hashtags exclusivas, você deve analisar se está conseguindo engajar seu público com elas.