Conhecendo o TikTok e o porque ele é tão importante

Conhecendo o TikTok e o porque ele é tão importante

Conhecendo o TikTok e o porque ele é tão importante

A plataforma de mídia social TikTok teve um crescimento explosivo nos últimos dois anos. No momento, a plataforma tem 800 milhões de usuários ávidos por conteúdos divertidos e emocionantes, e essa é uma grande oportunidade para quem quer promover o seu negócio.

Para ter sucesso com o marketing do TikTok, você precisa saber como a plataforma funciona e como os usuários interagem entre si. O TikTok agrada a um público mais jovem e você realmente precisa falar a língua deles para ter sucesso. Este guia explicará tudo o que você precisa saber sobre o TikTok para que você seja capaz de criar campanhas de marketing bem-sucedidas.

Nós nos dedicamos muito para fornecer todas as informações que você precisa ter para usar a plataforma TikTok com o objetivo de comercializar seu negócio de maneira bem sucedida.

Essa é uma leitura fácil e envolvente e nós recomendamos que você leia este guia do início ao fim para que, posteriormente, você comece a implementar as dicas e os conselhos apresentados aqui.

Você verá que várias empresas e organizações já estão utilizando a plataforma TikTok para ter sucesso. O que essas empresas fizeram não é nenhum bicho de sete cabeças e você também poderá obter esse sucesso facilmente. Ter um bom engajamento com a base de usuários do TikTok é essencial e este guia mostrará como fazer isso.

Outros profissionais de marketing já tentaram utilizar estratégias de marketing no TikTok e falharam. Não queremos que você cometa os mesmos erros que eles cometeram. Siga as etapas deste guia e você conseguirá maximizar suas chances de sucesso.

Conhecendo o TikTok e o porque ele é tão importante

O QUE É O TIKTOK E POR QUE ELE É IMPORTANTE?

Muitas pessoas nunca ouviram falar do TikTok. Muitos profissionais de marketing que gastam dinheiro com publicidade em plataformas de mídia social não sabem nada sobre ele ou sobre o potencial que ele oferece. Isso é bom para você, pois isso significa que sua concorrência é menor.

Na verdade, o TikTok estava aparecendo nos noticiários recentemente por motivos não muito bons. Havia a preocupação de que a plataforma não era segura para os jovens. O problema é que havia de fato um conteúdo duvidoso no TikTok, mas foi feita uma limpa e muitos vídeos que não atendiam às diretrizes e aos termos de uso da comunidade foram removidos.

Isso não impediu que o TikTok crescesse significativamente nos últimos dois anos. No primeiro semestre de 2018, ele foi o aplicativo gratuito mais baixado no iOS. O TikTok foi o aplicativo mais baixado no Google Play em outubro de 2018 e, de maneira geral, foi o terceiro aplicativo mais baixado no mundo em novembro de 2018.

Em março de 2019, havia mais de 1 bilhão de downloads do TikTok, 660 milhões de downloads em 2018 e 188 milhões no primeiro trimestre de 2019. Existem mais de 800 milhões de usuários ativos no TikTok e 70 milhões deles estão no Brasil.

Aqui estão algumas outras estatísticas importantes sobre o TikTok:

• Existem mais usuários do TikTok que usam Android do que iOS
• No momento, a maior base de usuários está na China e na Índia e o Brasil é o mercado que mais cresce em termos de downloads ano a ano.
• Cerca de 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos
• O tempo médio gasto na plataforma TikTok é de 52 minutos
• Houve um aumento de 275% nas compras in-app (dentro do aplicativo) a cada ano
• 29% da base de usuários usa o TikTok todos os dias
• Os desafios funcionam bem – o Desafio #RaindropChallenge teve mais de 685 milhões de visualizações e o Desafio #TumbleweedChallenge gerou 8.000 vídeos e teve mais de 9 milhões de visualizações em uma semana
• Quanto ao o desafio #InMyFeelings, foram criados mais de 5 milhões de vídeos no TikTok, em comparação com 1,7 milhões de vídeos no Instagram

O Que é o TikTok?

Uma empresa em Pequim, na China, chamada ByteDance, desenvolveu o aplicativo Douyin em apenas 200 dias. Eles lançaram o aplicativo no mercado chinês inicialmente e a empresa lançou o TikTok (que é o mesmo app) no mercado internacional em 2017.

A empresa ByteDance comprou o Musical.ly, um aplicativo popular criado por uma startup em Xangai, na China, que também tinha um escritório em Santa Monica, nos Estados Unidos. Isso ajudou a ByteDance a criar uma comunidade de vídeos ainda maior.

TikTok é um aplicativo de vídeos curtos. Os usuários enviam vídeos de cerca de 15 segundos. No aplicativo anterior, o Musical.ly, os usuários enviavam vídeos de si mesmos fazendo dublagens de vídeos musicais populares. As pessoas que tinham mais talento para criar vídeos se tornavam os maiores influenciadores da plataforma Musical.ly.

É possível fazer uploads de vídeos de cerca de 60 segundos que contam histórias, mas a maioria dos vídeos do TikTok tem 15 segundos ou menos. O público-alvo do TikTok, e anteriormente do Musical.ly, é composto por adolescentes e jovens de vinte e poucos anos, com idades que variam entre 13 e 24 anos.

Como o TikTok cresceu muito, atualmente é possível encontrar inúmeros tipos de vídeos na plataforma. No momento, é possível encontrar muito mais do que apenas vídeos de dublagem na plataforma. Na verdade, você tem agora muito mais do que apenas vídeos musicais.

Atualmente você encontra vídeos de comediantes fazendo standup, vídeos de “pegadinhas”, vídeos de dança, vídeos de skate, vídeos de moda e beleza e muito mais. Pessoas com os mais variados talentos publicam seus vídeos no TikTok. E agora há também pessoas publicando vídeos de divulgação de seus produtos favoritos.

Nem todos os usuários do TikTok criam e publicam vídeos, obviamente. O mesmo acontece com o YouTube e com o Instagram. Muitos usuários estão apenas em busca de entretenimento para diverti-los.

Usuários do TikTok não precisam seguir ninguém no aplicativo. Se o objetivo é apenas encontrar vídeos divertidos, basta usar a seção “Descobrir” e procurar os vídeos de seu interesse. Usuários do TikTok podem pesquisar vídeos usando palavras-chave ou podem ainda usar hashtags específicas.

Atualmente, os usuários do TikTok estão “curtindo” mais vídeos do que antigamente e também estão se inscrevendo mais nos canais. O número de compartilhamentos dos vídeos do TikTok também aumentou e você pode visualizar os vídeos reproduzidos pelos usuários em suas respectivas páginas de perfil.

Quem são os Usuários do TikTok?

O aplicativo anterior, Musical.ly, tinha como público-alvo a demografia da Geração Z e o sexo feminino. O TikTok parece estar segmentando esse mesmo grupo de pessoas, mas ainda é cedo para afirmar isso. Certamente existem usuários mais velhos na plataforma agora.

No entanto, não podemos fugir do fato de que cerca de 66% dos usuários do TikTok estão abaixo dos 30 anos. As mulheres ainda dominam a plataforma, e estão em torno da mesma porcentagem. O TikTok tem apelo internacional, com muitos usuários da China, Índia e do Brasil. O aplicativo semelhante, o Douyin, tem cerca de 400 milhões de usuários chineses e os aplicativos usam servidores diferentes.

Assim que o Douyin foi lançado, mais de 50% de seus usuários tinham menos de 24 anos. No entanto, a maioria desses usuários continua usando o aplicativo, portanto a faixa etária segue aumentando. O tempo dirá se o mesmo acontecerá com o TikTok e nós acreditamos que sim.

Vídeos no TikTok

Os usuários do TikTok podem publicar vídeos que gravaram de si mesmos ou quaisquer outros vídeos existentes em suas galerias. Existem recursos no TikTok que permitem diminuir ou aumentar a velocidade dos vídeos e os usuários também podem aplicar inúmeros filtros a esses vídeos.

O TikTok também tem o recurso chamado “React” (Reagir) no qual usuários podem gravar um vídeo reagindo a outro vídeo. Uma pequena janela mostrando o usuário pode ser posicionada em qualquer lugar da tela e esse é um recurso bastante popular.
Há também o recurso de “Dueto” no TikTok, no qual um usuário pode criar um vídeo e posicioná-lo ao lado de outro vídeo. Esse recurso já estava disponível no aplicativo Musical.ly e era muito popular, portanto, eles decidiram mantê-lo – uma jogada inteligente.

Os usuários que enviam vídeos podem marcá-los como “públicos”, “privados” ou “apenas para amigos”. O TikTok oferece ainda uma página denominada “Para Você”, que exibe um feed de vídeos recomendados para o usuário com base nos vídeos que o usuário já visualizou (semelhante à ferramenta do YouTube) através de inteligência artificial.

Os usuários do TikTok têm uma seção de vídeos “salvos” em seu perfil, que podem ser visualizados apenas por eles mesmo. Nesta seção eles podem adicionar vídeos, sons, filtros e hashtags que podem ser utilizados sempre que quiserem.

Fatores de Crescimento do TikTok

Então, como o TikTok cresceu tão rápido? A plataforma realmente pegou muita gente de surpresa com seu crescimento significativo em tão pouco tempo. Aqui estão algumas das principais razões para o crescimento do TikTok:

 

Aval das Celebridades

Se você tem um mínimo de conhecimento sobre redes sociais, você sabe que as celebridades sempre causam um impacto significativo. Algumas celebridades usam as plataformas de mídias sociais com muita frequência e comandam inúmeros seguidores – de centenas de milhares a milhões. O aval das celebridades, portanto, faz com que grande parte de seus seguidores sejam estimulados a usar essas plataformas.

Uma das primeiras celebridades a abraçar o TikTok foi Jimmy Fallon. Ele apresentou o aplicativo em seu programa para incentivar as pessoas a participarem de um desafio que ele havia iniciado. O número de usuários do TikTok cresceu significativamente depois disso. Fallon agora tem uma parceria com o TikTok.

Conteúdo Localizado

Apesar de o TikTok ser um aplicativo global, ele é focado em conteúdo localizado. Você verá vários desafios locais na plataforma e isso resultou em uma reviravolta na base de usuários. O TikTok tem um concurso chamado “1 milhão de audições”, que é realizado em diferentes países.
Os participantes que criam os melhores temas recebem um prêmio e o concurso tem ajudado a construir a base geral de usuários da plataforma. Além disso, o TikTok fornece sugestões de tópicos locais para seus usuários e isso estimulou a criação de mais vídeos locais.

TikTok é fácil de usar

Os usuários acham que o aplicativo TikTok é muito fácil de usar. Ele facilita a criação e o compartilhamento de vídeos, o que é muito apreciado pelos usuários. O TikTok não apresenta uma curva de aprendizado acentuada, como é o caso de outras plataformas

O usuário só precisa gravar seus vídeos e depois publicá-los instantaneamente. Assim que você abre o aplicativo TikTok, é muito fácil acessar os vídeos e eles são reproduzidos em sequência.

As pessoas acham muito fácil encontrar os vídeos que desejam assistir.