As melhores plataformas para iniciar sua carreira como Freelancer
As plataformas são o melhor lugar para encontrar clientes no início da carreira, principalmente se você não teve alguma experiência de trabalho anterior onde pudesse fazer networking com pessoas de outras organizações.
Sim, as plataformas são um lugar complicado, você terá que lutar por cada projeto, oferecendo preços que muitas vezes estão abaixo do que considera justo, e ainda pode ter que arcar com taxas relativamente altas sobre o valor que o cliente pagou.
Mesmo assim, elas garantem o sustento de muitos freelas no Brasil e no mundo, e você terá que se acostumar com esse jogo até montar a sua base de clientes e garantir certa independência.
Fiverr
Uma das maiores plataformas para freelancers no mundo inteiro, o Fiverr surgiu com uma proposta simples: oferecer e contratar todo tipo de serviço a partir de 5 dólares.
Só na área de Design a Fiverr possui 15 categorias diferentes, que vão de logomarcas ao design de interiores, passando por moda, embalagens e jogos digitais. No total, são mais de 400 categorias em toda a plataforma, e você com certeza vai encontrar algo que combine com suas habilidades.
O reconhecimento da plataforma é tamanho que empresas como Facebook, Google e Netflix costumam usar a Fiverr para contratar profissionais. Além disso, ela oferece ferramentas únicas que permitem integrar o freela no ritmo de trabalho das organizações, facilitando a vida de freelas e clientes.
No Brasil, a sua presença ainda é moderada, mas em novembro a companhia anunciou alguns passos para expandir as atividades em território nacional, como soluções de pagamento locais e site em língua portuguesa.
Somado ao crescimento global da empresa (37% mais clientes e receita 88% maior até setembro de 2020, comparado ao mesmo período de 2019), podemos esperar que essa atenção da Fiverr ao Brasil acelere ainda mais o crescimento do mercado freelancer no país.
O cadastro pode ser feito de forma automática, com uma conta do Facebook, Google ou Apple. A taxa da plataforma é de 20% sobre o valor de qualquer trabalho feito. Os projetos podem ser criados pelos clientes, ou você pode oferecer seus serviços como pacotes para eles comprarem.
Vinte Pila
Com uma proposta semelhante à Fiverr, o Vinte Pila é um site para anunciar serviços de freelancer a parte de vinte reais. Os freelas, na plataforma, são descritos como vendedores, e os clientes como compradores.
A Vinte Pila trabalha com um sistema de níveis, que leva em consideração o tempo de cadastro, quantidade de serviços entregues, avaliação em projetos anteriores, e outros fatores ligados à qualidade do trabalho e bom atendimento aos clientes.
Quanto mais alto o nível do freela, mais ofertas ele pode publicar.
O nível mais alto obtém acesso exclusivo a ferramentas em fase de testes e suporte especializado da plataforma, vantagens que atraem um fluxo maior e mais qualificado de clientes para os seus projetos.
A taxa pelo serviço é de 20%, em conformidade com as demais plataformas. O cadastro é feito através de um formulário, que deve ser preenchido com informações básicas de identificação e contato.
Workana
Ao contrário da Fiverr e da Vinte Pila, o modelo da Workana é baseado em projetos que o cliente publica, abrindo uma concorrência para que os freelas lancem as suas ofertas e disputem o serviço de forma ativa.
Esse formato tem vantagens e desvantagens sobre as outras plataformas. Por um lado, você pode identificar as necessidades dos clientes e fazer
propostas de acordo com o que ele precisa, oferecendo um serviço mais individualizado. Por outro, é preciso disputar cada projeto, e não há como atrair clientes de forma passiva.
O cadastro também pode ser feito através de uma conta no Google ou Facebook, e você estará apto a lançar suas ofertas nos projetos já publicados.
A taxa segue os 20% praticados por outras plataformas, mas se torna menor à medida em que você trabalha com um mesmo cliente. Se os serviços prestados a ele alcançarem U$ 300.00 a taxa cai para 10%, chegando a 5% caso você consiga bater os U$ 3000.00, mas isso é algo muito raro.
Outros sites com modelo semelhante ao da Workana são Freelancer, 99Freelas.
O GetNinjas também é uma opção que merece destaque, pois conta com categorias de trabalho físico, como reformas, organização de eventos, serviços de saúde, assistência técnica, entre outros, o que amplia a variedade de vagas e possibilita encontrar trabalhos em áreas que outras plataformas não abrangem.
Embora esta não seja exatamente um site para freelancers, o LinkedIn é um bom lugar para encontrar trabalhos em geral, e pode ser usado como ferramenta para buscar e se relacionar com novos clientes.
O LinkedIn possui, hoje, em torno de 100 milhões de usuários que acessam a plataforma diariamente, buscando notícias relacionadas ao mercado de trabalho, oportunidades de emprego e profissionais qualificados para realizar os mais diversos tipos de serviços, figurando como uma opção que não pode ser desconsiderada.
Uma dica muito importante é buscar, no LinkedIn, os clientes que você encontrou através de outras plataformas, e se conectar a eles. Dessa forma você estará no “radar” por mais tempo, e ainda pode negociar projetos diretamente, sem ter que desembolsar as taxas cobradas em outros sites.
Dê uma olhada nessas e em outras plataformas o mais rápido possível, para ir se familiarizando com as ferramentas de cada uma. Se você precisa de mais clientes, não pense em escolher uma ou outra: cadastre-se em todas elas, sem exceções.
Com o tempo, é provável que um determinado site lhe dê maiores retornos, já que após os primeiros trabalhos bem avaliados será mais fácil atrair novos clientes, ganhando escala enquanto os outros perfis ainda estão parados.
Isso não quer dizer que você deva abandonar as plataformas onde não conseguiu trabalho rapidamente.
Aprimore seu perfil, use os projetos realizados a partir dos outros sites para incrementar seu portfólio e continue postando ofertas ou enviando propostas.
Qualquer um desses sites pode fechar as portas do dia para a noite, e todo o trabalho investido no seu perfil será perdido.
Antecipe essa possibilidade, criando uma presença marcante em diversos lugares, sem depender de nenhum deles.