Como já estamos tratando em outros artigos aqui no site, hoje voltamos a falar sobre o retargeting e sua importância na sua estratégia.
Novamente, você precisa executar esses experimentos, ao mesmo tempo em que minimiza seus custos. Após descobrir algo que funcione, otimize-o para aumentar o nível de conversão.
Depois de escolher um vencedor que já foi completamente otimizado em termos de taxa de conversão, você aumenta sua escala. Esse é o momento em que você investe pesado para alcançar o maior número possível de pessoas a fim de impulsionar a inscrição em sua lista de e-mails.
O Facebook permite que você coloque seu pixel de rastreamento em seu site. Ele irá monitorar as áreas acessadas em seu site. Se as pessoas forem parar em carrinho de compras, por exemplo, você poderá exibir um anúncio lembrando-as sobre seu site ou lembrando-as sobre os produtos que elas quase compraram. Elas verão esses anúncios no Facebook.
Seja qual for o caso, o Pixel de Retargeting do Facebook oferece mais uma possibilidade. Um dos maiores problemas com o comércio eletrônico é que os possíveis compradores abandonam seus carrinhos de compras.
Uma grande parte desses compradores, simplesmente decide no último minuto ou em algum momento do processo de compra abandonar seu carrinho de compras. Eles não continuam o processo.
É aqui que a campanha de retargeting começa. É basicamente uma maneira de relembrar as pessoas que já expressaram interesse em algo que você está oferecendo para que retornem. Na verdade, você recicla o tráfego que obteve do Facebook.
Outro benefício dessa tecnologia é que ela puxa o tráfego do Facebook que você não tinha obtido inicialmente.
Por exemplo, se você fez uma campanha de marketing independente do Facebook, mas colocou o Pixel de Retargeting do Facebook em sua página, quando pessoas dessa campanha independente, seja em um fórum ou SEO ou outra plataforma de mídia social ou qualquer outra fonte, voltarem para o Facebook para verificar suas contas, seu anúncio será exibido. Incrível, não é mesmo?
Tudo isto é possível através da campanha de Retargeting do Pixel do Facebook. Existem duas etapas para isso. É bem direto.
Instale o Facebook Pixel no seu site
A primeira coisa que você precisa fazer, é instalar é o pixel de rastreamento do Facebook em seu site. Para isso, basta ir à seção de negócios do Facebook e procurar por suas instruções referentes a pixels. É bem direto.
Mesmo se você estiver usando o WordPress como sistema de gerenciamento de conteúdo, instalar o Facebook Pixel é muito fácil.
Em seguida, você precisará se certificar de direcionar tráfego para seu site. Isso significa que você precisa deixar o tráfego fluir para o seu site por algum tempo antes de lançar uma campanha de retargeting. Não é uma boa ideia lançar uma campanha muito rapidamente.
Você precisa ter pixels de segmentação suficientemente inseridos nos navegadores das pessoas para que isso faça sentido. Caso contrário, não haverá pessoas suficientes para utilizar.
Agora, lembre-se de que, se você estiver em um nicho com níveis de tráfego geralmente baixos, será necessário conduzir sua campanha, mesmo que o fluxo geral de tráfego para seu website seja bastante baixo.
Execute anúncios no Facebook para Retargeting
Os anúncios que você irá executar para o Facebook Pixel Retargeting serão um pouco diferentes dos posts ou links de imagens impulsionados que você executa no Facebook. Em vez disso, eles tentarão alcançar duas coisas.
Você poderá relembrar as pessoas sobre ações que fizeram. Se a pessoa de algum modo chegou até o teu site, você precisa chamá-la de volta.
Talvez elas quisessem comprar algo, mas mudaram de ideia no último minuto. Talvez elas estivessem lendo algum tipo de artigo de conversão e estivessem prestes a digitar seu endereço de e-mail, mas não o fizeram. Seja qual for o caso, você estará relembrando-os para que voltem àquilo que estavam fazendo.
A outra coisa que você pode fazer em sua campanha de Retargeting do Pixel do Facebook é aprofundar as pessoas em seu site. Normalmente, um site é composto de duas partes.
A primeira camada é a camada de conteúdo, o que significa que você está tentando fazer com que as pessoas saibam sobre o tema, gostem de sua solução para ele e, eventualmente, confiem na solução o suficiente para processar a compra.
A outra camada, obviamente, é bastante direta. Tudo se resume à compra. Mas há uma complicação.
Muitas pessoas passam pelas camadas de conteúdo, mas nunca passam para a parte da compra. Elas nunca chegam à sua página de conversão.
É aqui que os anúncios de retargeting que aprofundam pessoas em seu site fazem muito sentido.
Se por algum motivo alguém estiver lendo um artigo em seu site e decidir fechar a janela e sair dele, você pode exibir anúncios que informem sobre um conteúdo relacionado ao que eles estavam lendo antes. Isso os aprofunda no funil de conversão.
Como alternativa, você pode exibir um anúncio que promova sua página de conversão. Basicamente, o que você está dizendo ao potencial comprador é: você compreendeu sobre o que se trata meu site, e você tem uma compreensão clara do que eu tenho para oferecer.
Maximizando seus resultados a partir do Facebook Pixel Retargeting
Sugiro que, se você quiser maximizar os resultados obtidos com o retargeting, promova sua squeeze page. Isso mesmo. Promova a página que recruta pessoas para sua lista de e-mails.
Normalmente, há algum tipo de brinde. Geralmente há algum tipo de livro ou livreto que você estará dando para que as pessoas inserirem seu endereço de e-mail.
Qualquer que seja o caso, promova a squeeze page. Não os jogue diretamente em sua página de vendas, a menos que, como mencionei acima, eles tenham chegado ao carrinho de compras ou à página de conversão e mudaram de ideia no último minuto.
Essa é praticamente a única situação em que você deve fazer retargeting exibindo um anúncio que irá diretamente para a página de conversão. Além disso, converta-os para que se inscrevam em sua lista de e-mails.
Através de sua lista de e-mails, você terá muitas chances de ganhar atenção, construir confiança e ganhar credibilidade, já que ela fará o trabalho pesado de converter clientes em potencial em vendas reais.