Neste artigo, quero te ajudar a organizar sua mente para o sucesso no Instagram.
Você tem que entender que, se você estiver promovendo no Instagram, estará envolvido em um grande negócio.
Vai tomar bastante tempo, foco e energia.
Eu não quero que você falhe.
Infelizmente, muitas pessoas entram nisso de maneira muito casual. Acham que é só seguir algum tipo de receita ou checklist. Acham que basta agir em uma determinada ordem, e as coisas vão se encaixar.
Nossa, eles vão ter uma surpresa desagradável. As coisas não funcionam assim.
Você deve entrar nisso com a mentalidade certa, caso contrário, suas chances de fracasso serão bastante altas.
Siga as dicas abaixo para se preparar adequadamente.
Mais uma vez, você não precisa falhar. Você não precisa seguir o mesmo padrão da maioria de seus concorrentes.
Você pode ter sucesso, mas precisa acertar sua mentalidade.
Tenha a mentalidade certa
A primeira coisa que você precisa entender é que você tem que acreditar que isso vai dar certo. Eu não preciso nem dizer quantos empreendedores veteranos experientes constantemente se sabotam.
Eles se deparam com uma nova ideia de ganhar dinheiro na internet, e automaticamente dizem a si mesmos que “isso é uma farsa”, “isso funciona para outras pessoas, mas não para mim”, “isso é bom demais para ser verdade” e por aí vai.
Eles estão entusiasmados com isso, eles leem livro após livro sobre isso, mas eles nunca dão 100% deles porque, no fundo, eles acham que não vai funcionar.
Estou lhe dizendo: você tem que acreditar que tudo o que você está fazendo terá sucesso ou poderá ter sucesso.
Se você duvida de alguma forma, essa dúvida continuará crescendo e consumindo seu foco e determinação.
Eventualmente, você se encontra incapaz de aplicar a quantidade de tempo e foco necessários para que o projeto tenha sucesso.
Você precisa acreditar em três coisas:
Primeiro, você precisa acreditar que esse modelo de negócios funcionará.
Em segundo lugar, você precisa acreditar que pode fazê-lo funcionar. Não estou falando de outras pessoas, não estou falando de terceirizar o trabalho, estou falando que você mesmo pode fazê-lo funcionar.
E terceiro, você tem que acreditar que vale a pena se comprometer com isso. Uma coisa é se concentrar em um projeto baseado em um único tiro certeiro, um tudo ou nada.
Você basicamente gasta muita energia para isso no Dia D e espera que todo seu esforço te carregue durante o resto da jornada. Não funciona assim.
Negócios reais são como casamentos. Eles exigem que você se comprometa, dia após dia, semana após semana, mês após mês.
Funciona a longo prazo.
É uma maratona, não é um corridinha rápida.
Se você adotar essas três mentalidades, você aumentará grandemente suas chances de sucesso.
Reserve a quantidade certa de tempo
Logisticamente falando, você tem que reservar uma quantidade fixa de tempo para seus esforços de marketing no Instagram.
A boa notícia é que isso não precisa consumir metade do seu dia. Na verdade, não precisa consumir nem uma hora.
Contanto que você cumpra o cronograma, começará a ver os resultados.
Por quê? Bem, digamos que você só tenha 15 minutos para se concentrar em marketing.
Você continua tentando diariamente porque escolheu ser consistente.
Eventualmente, as coisas começam a funcionar e você pode passar a armazenar mais atividades dentro desse espaço de 15 minutos.
Isso te levará a obter melhores resultados.
Seja CONSISTENTE
O ponto principal é simples: você tem que ser consistente. Mesmo que você só possa investir 15 minutos do seu tempo todos os dias em seus esforços de marketing no Instagram, isso já é muito.
A chave aqui é o fato de que você não desistirá. A chave aqui é que haverá um senso de confiança no fato de que você sempre se esforçará para se dedicar 15 minutos todos os dias.
Isso pode levar a resultados surpreendentes porque, embora não pareça muito tempo, a princípio, a consistência torna você mais disciplinado.
Você é capaz de colocar muito mais foco e muito mais trabalho em um intervalo de tempo relativamente pequeno. Isso leva a resultados melhores.
Além disso, seus resultados tendem a aumentar ao longo do tempo, porque você tende a fazer um trabalho melhor. Você é capaz de tomar decisões melhores.
Documente Seus Esforços
A maioria dos empreendedores tem inúmeras ideias boas ao longo de um dia.
Mas o problema é que, se você não anotar essas ideias enquanto trabalha em suas campanhas de marketing no Instagram, você as esquecerá.
Você não será capaz de testá-las.
E uma das coisas mais irritantes que podem acontecer com você é quando uma ideia que você teve anteriormente continua voltando, e então você esquece, e quando você percebe, já está fazendo outra coisa, e acaba se distraindo.
Você então concentra sua atenção nela, então quando vê, esquece de novo, e assim por diante. O resultado final é que você desperdiça uma quantidade enorme de tempo, foco e energia.
Documente suas ideias. Escolha a melhor e faça um teste. Se não funcionar, tudo bem. Siga em frente. Se funcionar, incorpore a suas atividades diárias.
Avalie o Sucesso com Base em Onde Você Está no Processo de Desenvolvimento
E se eu dissesse que muitas pessoas que falham em marketing online poderiam não ter falhado? Sério. Elas apenas desistiram muito rápido.
Você tem que entender que desistir é a única maneira que você pode falhar.
O jogo ainda não acabou se você ainda estiver nele. Se você ainda está dando socos, ainda está no ringue.
Mas no momento em que você joga a toalha e você deixa o ringue, o jogo acaba. Você falhou.
O problema é que, quando as pessoas trabalham em um projeto particularmente grande e, acreditem, o marketing online é um desses projetos, elas se avaliam usando os padrões errados.
Eles acabaram de começar e já começam a contar quanto dinheiro estão ganhando. Obviamente, eles não estão ganhando dinheiro ainda.
Então, o que acontece quando você faz isso? Bem, você se desencoraja.
Você continua repetindo para si mesmo: “Você está colocando todo esse tempo, foco e energia, você tem muito pouco resultado. Você não está ganhando nenhum dinheiro”.
Eventualmente, sua determinação cede. Você sabota sua paixão quando faz isso.
Em vez de pensar imediatamente sobre quanto dinheiro você ganhou ao iniciar seu negócio online, concentre-se em onde você está.
Meça o seu sucesso com base no estágio de desenvolvimento em que você se encontra.
Dessa forma, se eu criar um site, minha medida de sucesso seria:
- Quanto conteúdo eu tenho?
- Todos os links estão funcionando?
- Eu tenho um bom gráfico?
- O meu site é fácil de encontrar?
- Eu configurei o SEO corretamente?
- Todos os meus produtos são importados corretamente?
E se eu tiver respondido sim a todas essas perguntas, passo para o próximo estágio do desenvolvimento, que é a promoção. Entendeu como funciona?
Se você inicia um projeto online e pula direto para a parte em que está coletando grandes quantias de dinheiro, vai se deprimir. Isso é realmente o que vai acontecer.
Você vai se desencorajar porque, obviamente, a grande quantia de dinheiro não aparece nesse momento. Aparece no final do processo quando tudo tiver sido consolidado.
Decida Falhar Rapidamente
Eu sei que isso soa como um conselho maluco, mas na verdade é um dos conselhos mais poderosos que alguém pode dar a você. É sério.
Por quê? Como eu disse anteriormente, no período de um dia, os empreendedores surgem com todo tipo de ideias malucas sobre como ganhar mais dinheiro com seus negócios.
Muitas dessas ideias, infelizmente, são mal elaboradas.
Muitas delas possuem todo tipo de premissa errada e são de fato fracassos desde o começo.
Agora, em vez de permitir que você seja sugado por todas essas ideias até o ponto em que seu foco e seus recursos mentais e emocionais sejam drenados, opte por focar na ideia mais poderosa que você tenha.
Talvez, se você tiver uma centena de ideias em uma semana, escolha três que você acha que têm maior chance de sucesso. Implemente-as na semana seguinte.
Aplique a quantidade certa de tempo, foco e energia.
Veja se realmente funcionam. Se não, siga em frente. Continue fazendo isso até encontrar algo que funcione, e a partir daí desenvolva. É assim que você falha rapidamente.
Neste contexto, o fracasso ajuda você, porque você continua tentando. Você continua experimentando até que, eventualmente, você tenha uma ideia que funcione.
Quando você encontra algo que funciona, você aumenta a escala e produz ainda mais resultados. É assim que você pode transformar uma falha rápida em um grande sucesso.
Mantenha-se focado nas conversões
É fácil ficar preso a “métricas de sucesso” que realmente não importam. É sério. A quantidade de tráfego que você recebe, afinal, não importa.
A quantidade de vezes que as pessoas falam sobre sua marca, por si só, não importa.
Você sabe o que importa? Dinheiro na sua conta bancária.
Como se chega lá? Venda mais produtos. Simples assim. Esse é o principal.
É por isso que você precisa se concentrar nas conversões.
Toda a sua otimização de anúncios, todo o seu marketing de conteúdo no Instagram, todas as informações da sua marca, todas elas devem levar a conversões.
Caso contrário, você está fazendo algo errado.