Identificar seu público alvo é fundamental para o sucesso dos seus anúncios no Instagram.
Se você fizer isso errado, toda sua campanha publicitária poderá acabar se tornando um desperdício de dinheiro e tempo. Felizmente, o Instagram tem muitas ferramentas boas para ajudá-lo a identificar seu público-alvo.
Muitas pessoas pensam que o Instagram é uma plataforma para adolescentes que gostam de tirar selfies. Isso não deixa de ser verdade, mas ele é muito mais que isso.
Embora seja verdade que o Instagram atraia um público mais jovem, pessoas mais velhas também o utilizam.
Aqui está o detalhamento demográfico:
- Pessoas de 18 a 29 anos representam cerca de 55% da base de usuários
- Pessoas de 30 a 49 anos representam cerca de 28% da base de usuários
- Pessoas de 50 a 64 anos representam cerca de 11% da base de usuários
- Adultos com mais de 65 anos representam cerca de 4% da base de usuários
Outro aspecto interessante refere-se aos locais onde os usuários do Instagram moram. Estes são os mais recentes dados demográficos de localização:
- 32% dos usuários do Instagram moram em áreas urbanas
- 28% dos usuários do Instagram moram em subúrbios
- 18% dos usuários do Instagram moram no interior
Existem mais mulheres usuárias de Instagram do que homens, mas essa diferença atualmente é muito menor do que costumava ser.
Prevê-se que muito mais adultos na casa dos 30 anos estarão usando o Instagram em um futuro próximo, assim como aconteceu com o Facebook.
Você precisa ter pelo menos uma ideia sobre qual é o seu mercado-alvo. Se você não tiver 100% de certeza, tudo bem, pois você irá aprender mais sobre seu público à medida que seus anúncios do Instagram forem progredindo.
Mas você não pode estar totalmente enganado sobre seu público-alvo, caso contrário, poderá gastar uma fortuna em anúncios e não obter nenhum retorno.
Sua Persona Base de Marketing
A melhor maneira de começar a identificar seu público-alvo é usando sua persona base de marketing. Outras nuances surgirão mais tarde, quando você começar a explorar o Instagram Insights e seu Instagram Analytics depois de realizar algumas campanhas.
Portanto, recomendamos que você comece com uma persona simples, por exemplo – mulher, 18 a 30 anos, mora nos EUA.
Depois de estabelecer essa persona base, você poderá usar as ferramentas disponíveis no Instagram, além de ferramentas externas para se aprofundar ainda mais.
Houve várias melhorias significativas com relação às opções disponíveis para a segmentação de anúncios no Instagram. Existem também algumas ferramentas externas, como o Falcon, que ajudarão você a aprender mais sobre o seu público.
Uma das melhores maneiras de conhecer melhor seu público é examinando o engajamento de suas postagens antigas para analisar o tipo de conteúdo a que eles regiram melhor.
Isso realmente ajudará a evitar que você crie anúncios no Instagram que não forneçam ao seu público aquilo que eles estão procurando.
Com o Instagram, é possível criar um público personalizado com base nas pessoas que já interagiram com o seu conteúdo postado na plataforma.
Se você tiver uma lista de contatos comerciais, também poderá utilizá-la para criar seu público personalizado.
Definir e Indentificar o seu Público-Alvo
Uma das grandes vantagens de usar o Instagram Ads é que você usará o conhecimento completo e pré-existente dos dados demográficos do Facebook para exibir seus anúncios às pessoas certas.
Então, por exemplo, usando sua persona-base, se você deseja segmentar mulheres entre 18 e 30 anos que moram em Nova York e se interessam por alimentação saudável, você poderá fazer isso facilmente.
Aqui estão as opções mais importantes de segmentação de público-alvo que você poderá usar nos anúncios do Instagram:
Segmentação por Localização
Você pode optar por segmentar um país, região, estado, cidade e até mesmo um CEP. Você também pode incluir ou excluir locais específicos, se desejar.
Segmentação Etária
Você pode escolher faixas etárias de 13 até acima dos 65 anos.
Segmentação por Gênero
Você pode optar por segmentar homens, mulheres ou ambos.
Segmentação por Idioma
É recomendável deixar isso em branco, a menos que o idioma que você esteja segmentando não seja comum em sua localização de destino.
Segmentação Demográfica
Você pode entrar em muitos detalhes aqui. Existe uma grande variedade de subcategorias que você pode escolher e algumas delas têm sub-subcategorias.
Como exemplo, você pode selecionar a categoria “Casa”, depois a subcategoria “Casa Própria” e, em seguida, escolher “Locatários”.
Existem opções demográficas referentes à educação, finanças, acontecimentos da vida, pais, política, relacionamentos e muito mais.
Segmentação por Interesses
Novamente, você encontrará várias categorias e subcategorias aqui. Por exemplo, você pode encontrar pessoas interessadas em aviação, vinhos requintados ou filmes de ficção científica aqui.
Existem inúmeras possibilidades.
Segmentação Comportamental
Essa é outra área de segmentação com muitas opções. Por exemplo, você pode estar interessado em uma função profissional específica, em um comportamento de compra, em aniversários e muito mais.
Segmentação por Conexão
Você pode usar isso para segmentar pessoas que se conectaram ao seu aplicativo, evento ou página.
Público Semelhante
Você também tem a opção de criar um “Público semelhante”. Digamos, por exemplo, que você tenha criado um Público Personalizado, mas o tenha saturado.
Bem, você pode pedir ao Instagram para encontrar um público parecido, composto por pessoas que tenham características semelhantes àquelas do seu público personalizado.
Seu Guia de Público Alvo
Depois de fazer suas escolhas para configurar seu público-alvo, você receberá um guia que explica o quão específico ou abrangente seu público é.
Você será informado sobre quão abrangente é seu público, sobre seu alcance potencial em números e sobre seus resultados diários estimados com base em fatores como seu orçamento, dados de campanhas anteriores e dados de mercado.
Você realmente precisa prestar muita atenção a essas informações.
É importante que o seu público-alvo não seja muito abrangente (o que geralmente significa que você não o segmentou o suficiente), mas que também não seja muito específico, pois se os seus números de público-alvo forem muito pequenos, nem vale a pena realizar uma campanha publicitária.
Quando você estiver satisfeito com seu público-alvo, salve-o para poder consultá-lo novamente e talvez usá-lo em futuras campanhas do Instagram Ads.
Recomendamos que você crie alguns públicos diferentes para poder testar qual deles funciona melhor.
Isso é possível criando vários conjuntos de anúncios, que ficam localizados na parte superior do Gerenciador de Anúncios do Instagram.