Você não pode simplesmente instalá-las e depois largar de mão. Você deve monitorá-las ativamente, você deve procurar padrões, mas o ingrediente crucial para tudo isso é que sua página obtenha likes suficientes. É por isso que você tem que promovê-la em algum momento.
Para esta seção, estou definindo campanhas de tráfego pagas de duas formas. Eu posso pagar para impulsionar o post, ou posso pagar pelo tráfego direto para o meu site de destino. Repare que apresentei esta informação nessa ordem: impulsione primeiro os posts e, em seguida, pague pelo tráfego direto.
Há uma razão para isso. Se você não domina o tráfego do Facebook para os posts de sua página, não faz sentido ir diretamente para o seu site de destino. Você provavelmente gastará uma quantia enorme de dinheiro, tempo e esforço apenas para ter muito pouco retorno.
É melhor impulsionar um post de maneira estratégica para que você possa entender que tipo de conteúdo se conecta ao seu público-alvo. Você poderá, então, direcionar o tráfego para o seu site.
Você está realmente matando dois coelhos com uma cajadada só.
Concentrando-se em impulsionar uma postagem, você pode obter mais curtidas de página, obter mais oportunidades de branding e também obter cliques para seu website de destino na forma de um link de conteúdo.
Funciona da seguinte maneira:
Impulsionamento de Posts
Em primeiro lugar, segmente um público parecido com o da demografia de insight de usuário. Em outras palavras, o Facebook mostrará seu anúncio para um novo grupo de usuários que compartilham os mesmos perfis demográficos e interesses dos fãs de sua página em questão.
As pessoas com essas semelhanças são mais propensas a gostarem do seu conteúdo.
Você não pagará ao Facebook para mostrar sua postagem para pessoas que já curtiram sua página. Em vez disso, você estará tentando atrair novos olhares para sua página. Você correrá um certo risco.
Impulsionamento de Posts para Público Existente
A próxima opção disponível para você, é impulsionar sua postagem para pessoas que de fato já curtiram sua página. Estes são os verdadeiros fãs da sua página. Eles têm uma ideia sobre você, eles gostam do seu conteúdo o suficiente para curtir a sua página. Eles estão esperando por seu conteúdo.
Infelizmente, como eu disse anteriormente, o Facebook só mostra seu conteúdo para uma pequena fração de pessoas que curtiram seu conteúdo.
A menos que seus fãs escolham a opção ‘Ver Primeiro’ quando eles curtirem sua página, o Facebook usará seu algoritmo natural para selecionar o grupo inicial de pessoas a que mostrará o conteúdo de sua página.
Se um número suficiente de pessoas se engajar ao seu conteúdo, o Facebook mostrará ainda mais seu conteúdo aos fãs de sua página. No entanto, nunca irá mostrá-lo a cem por cento dos seus fãs. Isso raramente acontece.
É por isso que é uma boa ideia impulsionar seu post, para alcançar mais pessoas que curtiram sua página. A vantagem disso é que estas não são ‘virgens’. Elas já viram sua página. Na verdade, elas viram e gostaram tanto que clicaram no botão Curtir e querem ver seu conteúdo.
Pelo menos você sabe que há algum tipo de interesse aí. Ainda assim, por favor, entenda que, embora haja certo grau de familiaridade, e isso aumenta a chance de que essas pessoas realmente interajam com seu conteúdo e, possivelmente, cliquem no seu site de destino, isso não é totalmente garantido.
Público Existente Mais Seus Amigos
Como diz o velho ditado, semelhantes se atraem. Amigos geralmente compartilham interesses. Na verdade, se você pensar bem, essa é a principal razão pela qual nos tornamos amigos em primeiro lugar. Nós temos certos interesses em comum, temos certos assuntos para conversar e é por isso que somos amigos. Faz muito sentido, certo?
Bem, você pode aplicar isso ao marketing no Facebook também, pois isso pode produzir uma enorme quantidade de oportunidades de marketing. Como os fãs da sua página também têm amigos no Facebook, você pode comprar um impulsionador de post que mostre seu anúncio não apenas para seus fãs, mas também para os amigos deles.
Este é o meu recurso favorito quando se trata de impulsionadores de post, porque é uma maneira barata de obter cliques para o seu site de destino. Você alcança um público muito mais amplo.
Por favor, entenda que, se a sua página tiver um pequeno número de curtidas, mesmo que você impulsione post atrás de post, você terá apenas uma pequena base para utilizar.
Agora, se você expandir essa base incluindo seu público existente mais os amigos deles, você terá muito mais pessoas para utilizar. Você estará operando com um certo nível de confiança, pois sabe que amigos geralmente compartilham interesses. Isso se traduz em possíveis cliques baratos para o seu site de destino.
A melhor maneira de fazer isso, é postar um link diretamente para seu conteúdo ou para sua página promocional em seu site, com algum conteúdo. Desta forma, quando alguém clica, eles vão direto para o seu site.
Eles podem ler seus comentários e alguma amostra de texto, mas o texto deve fazê-los agir.
Esta é a maneira mais clara de obter tráfego direto de forma barata, usando impulsionadores de post direcionados ao seu público existente e a seus respectivos amigos.
Direcionamento de tráfego para o seu Site de Destino
A próxima opção é promover o URL de destino diretamente. Não é exibido um post da sua página. Apenas direciona-se diretamente para o seu site de destino, juntamente com uma imagem. Esta é a opção de tráfego direto no Facebook.
Para ter sucesso com isso, você precisa usar um público similar baseado nos dados de insight de seus usuários engajados.
Em outras palavras, sua página no Facebook deve estar consolidada o suficiente para que você obtenha uma sólida informação dos seus clientes, que você possa usar para atingir possíveis públicos-alvo interessados no Facebook.
Essa é a melhor maneira de fazer isso.
Existem outras maneiras. Você pode executar a segmentação bruta. Basicamente, você não estará confiando no insight de usuário.
Em vez disso, você estará apenas procurando por uma faixa etária e uma localização geográfica. Você também estará usando gênero.
Em certas situações, isso pode compensar.
Na verdade, você pode obter resultados melhores do que o do público similar, mas em geral, você deve usar a informação dos seus clientes que sua página do Facebook coletou para alcançar pessoas muito parecidas com as que demonstraram um sólido interesse naquilo que você que está promovendo.
Melhores Práticas
Use-as para impulsionar seus resultados.
Primeiro, execute pequenos testes. Isso permite que você falhe rapidamente. As pessoas que realmente conhecem o caminho das pedras no Facebook veiculam campanha após campanha até conseguirem ligar os pontos e criar uma campanha que realmente funcione.
É por isso que você precisa executar testes pequenos e baratos, para poder verificar com facilidade quais campanhas estão funcionando e quais falharam.
Em seguida, certifique-se que seu orçamento seja baixo. Normalmente, quando eu executo uma campanha de 2 reais, ela é boa o suficiente para mim.
Dois reais por dia durante sete dias por semana; isso é bom o suficiente para ver se um anúncio tem potencial.
Então, eu circulo vários anúncios; estamos falando de 140 reais para 10 anúncios sendo veiculados ao mesmo tempo por 7 dias, 20 reais por dia durante 7 dias (10 anúncios de teste).
Em terceiro lugar, concentre-se no que funciona. Quando você executa vários pequenos testes, os testes vencedores se destacam. Ou eles recebem cliques ou não. Esse é o principal.
No entanto, neste estágio, você não está apenas buscando cliques. Você não está buscando uma campanha de publicidade que receba muita atenção.
Em vez disso, você estará em busca de uma campanha de anúncios que realmente forneça conversões. Você vai ter que configurar o Pixel do Facebook para o seu site de destino, para que você possa acompanhar se o tráfego do Facebook percorreu todo o caminho.
Não estou falando apenas do tráfego produzido quando as pessoas clicam no link, vão para uma página de conteúdo e depois saem.
Isso é inútil. Mas isso não vai te ajudar. Esse tráfego tem que ir para a página de conteúdo, ir para a página de vendas e, eventualmente, chegar ao carrinho de compras. É assim que você sabe se sua campanha tem força.
Concentre-se no que funciona. Concentre-se no que recebe uma alta taxa de cliques combinado com uma taxa de conversão. No entanto, para chegar lá, você terá que passar por muitos anúncios.
Isso não vai acontecer do nada.
Não vai ser óbvio.
Não vai ser fácil.
Depois de identificar o anúncio em questão e ajustá-lo, expanda-o. É assim que funciona.
Basicamente, você se concentra no que funciona e depois investe efetivamente nele.