Agora que você tem uma ideia clara dos temas de conteúdo mais bem-sucedidos de seus concorrentes, procure por outros conteúdos que não-concorrentes ou concorrentes de nível inferior produzam e que atendam a esses temas.
Quando você faz isso, você está economizando muito dinheiro. Você obviamente não precisa criar esse conteúdo. Em vez disso, você está simplesmente compartilhando.
No entanto, você está fazendo um grande favor a si mesmo porque está dando ao seu público-alvo o tipo de conteúdo que eles estão procurando.
Você está dando-lhes algo para se engajar, com base em sua pesquisa de concorrentes, pois você já sabe do que eles gostam.
Quando você apresenta esse conteúdo, você tende a atrair o mesmo tipo de público que seus concorrentes.
No entanto, esse trabalho de curadoria não pode leva-lo a progredir. Você não deve desenvolver e manter sua conta do Instagram baseada exclusivamente em conteúdo reproduzido.
Você estaria sendo preguiçoso ao fazer isso. Em vez disso, você usa esse conteúdo para atrair e engajar seu público alvo.
Em seguida, você lista o melhor conteúdo de seus concorrentes e cria sua própria versão. Esta versão tem que ser obviamente muito melhor. Essa é a chave. Isso é o que vai te colocar à frente.
Porque lembre-se, você está tentando construir uma persona. Até este ponto, quando você reproduz, a única persona que você está construindo é aquela na qual você é apenas parte do nicho.
Sua marca é apenas mais uma na multidão. Você quer se superar. Você quer se destacar do resto.
Como você faz isso? Você aprimora o melhor conteúdo de nicho existente que você possa encontrar no Instagram e publica como se fosse seu.
Prestando atenção ao que você já deve ter descoberto analisando os seus concorrentes, e decifrando qual é o conteúdo mais interessante em seu nicho, você cria sua própria versão e usa em seu próprio feed.
Você utiliza isso juntamente com o conteúdo reproduzido que você já está publicando.
Como você de fato aprimora o conteúdo do outro?
Existem várias maneiras de melhorar a qualidade do conteúdo em que você realiza engenharia reversa.
Mais uma vez, você não está apenas copiando e colando. Você não está pegando o trabalho de alguém e repassando como se fosse seu.
Não copie o conteúdo dos outros, NÃO faça isto. Se inspire e crie o seu.
Você está pegando ideias para poder criar seu próprio conteúdo original, mas acaba criando um conteúdo melhor porque usou uma ou algumas das estratégias a seguir. Para melhorar o conteúdo, você deve fazer o seguinte:
Atualização
Ofereça uma versão atualizada do conteúdo. Se as melhores imagens que seus concorrentes estão postando são granuladas e obviamente velhas, use uma imagem atualizada.
Você ficaria surpreso com o quão viral seu conteúdo pode se tornar. Por quê? Bem, você está publicando algo que está obviamente atualizado.
Maior qualidade de Produção
Ao publicar conteúdo, verifique se sua qualidade é alta. Isso significa alta resolução, imagens nítidas, cores de alta qualidade e composição realmente boa.
Você tem que produzir um conteúdo tão superior aos seus concorrentes que faça sua marca se destacar. Esse é o padrão que você deve buscar.
Inclua Mais Detalhes
Muitas contas de instagram apenas postam uma foto e uma hashtag, só isso. Isso é tudo que fazem. Marcas grandes, pequenas ou médias que fazem isso no Instagram estão deixando de ganhar dinheiro.
Você tem que dar mais detalhes, porque ao fazer isso, você preenche as lacunas de informação na mente de seu público. Há menos mistério. Isso torna sua marca mais confiável.
Eventualmente, se você continuar a fazer isso, eles passarão a ver sua marca como um site de referência ou como uma fonte fiel de informações.
Não seja preguiçoso.
No entanto, também há o exagero. Você deve encontrar um meio termo agradável entre o excesso de informação e a falta de informação suficiente.
Use Hashtags Melhores
Ao realizar engenharia reversa, você notará que algumas tags são muito mais usadas. Mas, infelizmente, podem ser muito gerais ou podem ser muito abrangentes. Você pode acabar atraindo o perfil errado de público.
Você deve testar sua seleção de hashtags até chegar a um ponto em que você tenha a certeza de que uma tag mais específica está atraindo mais tráfego do Instagram ou ajudando você a ganhar mais seguidores.
Infelizmente, não há resposta exata para isso. Esta é uma daquelas coisas que você tem que experimentar em uma base de pura ‘tentativa e erro’ até que você acerte.
Elabore uma Boa Sequência de Fotos
Acredite ou não, quando as pessoas gostam de uma foto no Instagram, muitas delas querem ver mais. Não se trata de fotos do mesmo assunto ou tipos similares de fotos. Trata-se de fotos da mesma série.
Não é incomum as pessoas verem uma foto de um lindo local de férias, e alguém posta duas fotos. As pessoas que visualizam esse destino de férias adorariam ver as áreas ao redor.
Elas gostariam de ver a aparência do local à noite, com maré baixa, maré alta, entre outros. Quanto mais ângulos suas imagens apresentarem, mais engajada sua comunidade poderá se tornar.
Faça Uso de uma Rede de Distribuição através dos Melhores Influenciadores
Após aprender sobe marketing no Instagram por algumas semanas, você pode perceber que algumas contas no Instagram tendem a atrair muito mais atenção em seu nicho do que outras. Você não deve fugir automaticamente dessas pessoas.
Você pode estar pensando que eles são concorrentes. Você pode estar pensando que eles podem te prejudicar. Pare de pensar assim. Em vez disso, comece a vê-los como aliados.
Obviamente, eles já fizeram o trabalho pesado de atrair o mesmo público que você está tentando atrair. Alie-se a eles e faça com que eles prestem atenção ao seu feed e eles poderão até compartilhar alguns de seus conteúdos.
Agora, você pode estar pensando que muitas dessas contas só estão lá pelo dinheiro. Isso pode ser verdade, mas também há muitas contas de pessoas que estão lá por hobby. São pessoas que compartilham conteúdo voluntariamente, desde que achem que é bom.
Incentive seu Público a Agir
Para obter resultados melhores do que de seus concorrentes, sempre incentive seu público a agir.
Sendo todo o resto semelhante, se você tiver um concorrente que apenas publique fotos realmente lindas, mas não se incomode em chamar o espectador à ação, você provavelmente obterá melhores resultados se postar imagens superiores com calls-to-action.
Lembre-se, o principal aqui é descobrir os pontos fortes de seus competidores e aprimorá-los enquanto, ao mesmo tempo, se aproveita de suas fraquezas.
Link de perfil deve Abordar conteúdo
Tudo o que você faz no Instagram deve se integrar ao conteúdo.
Como mencionei anteriormente, se você só quer conseguir shout outs e se você só vai postar um monte de coisas no Instagram para que as pessoas cliquem no link da sua página, você estará perdendo muito dinheiro.
Por quê? Você deseja qualificar esse tráfego para que seja eventualmente convertido em vendas.
Como fazer isso? Bem, uma das maneiras mais básicas de fazer isso é vinculando seu link de perfil a uma página interna.
É isso mesmo. Você não o vincula à sua página inicial. As pessoas que chegam à sua página podem não saber o que fazer. Elas estarão mais propensas a clicar no botão Retornar.
Em vez disso, quando você apresenta um guia do consumidor ou algum tipo de artigo que informa as pessoas sobre questões comuns sobre o seu nicho, você pode construir credibilidade.
Você também estará respondendo perguntas. Você também estará atendendo necessidades.
Isso aumenta a probabilidade de que a pessoa que clicar nessa página continue clicando nos links internos, pois irá acreditar que você é um especialista.
Eventualmente, você os leva a clicar em um link que os levará ao seu mailing.
É assim que eu prefiro converter o tráfego do Instagram. Eu não apenas os direciono a um artigo, que, em seguida, os levará a uma página de vendas.
Seria ótimo se eles estivessem com vontade de comprar, mas é mais provável que não estejam.
A melhor abordagem é colocá-los em sua lista de e-mails e permitir que esta, ao enviar conteúdo e outras informações, faça o trabalho pesado de, eventualmente, converter seus membros da lista em clientes pagantes.
É assim que funciona.
Se você não seguir as dicas acima, é provável que o seu conteúdo permaneça raso. Não vai se conectar com seu público-alvo.