etapas que você deve seguir para anunciar no Facebook

Como Fazer Marketing em Páginas do Facebook

etapas que você deve seguir para anunciar no Facebook

Uma das maneiras mais óbvias de anunciar no Facebook é através da criação de uma fanpage para seu negócio, sua marca ou sua causa. O Facebook promove ativamente esse recurso.

O que não é informado é o fato de que o Facebook tem modificado ativamente seu algoritmo, a ponto de ser necessário possuir um conteúdo muito popular para que alcance a maioria das pessoas que demonstraram interesse por aquilo que você está anunciando.

Simplificando, nem todas as pessoas que curtiram sua página poderão ver suas postagens. Na verdade, na maioria dos casos, apenas uma pequena fração dessas pessoas poderá ver suas publicações na fanpage.

Infelizmente, o Facebook está trabalhando ativamente para limitar a exposição gratuita de tráfego que você obteria, até que você possa provar que seu conteúdo é realmente popular entre os fãs de sua página.

Aqui estão as etapas que você deve seguir para Anunciar no Facebook:

Etapa #1: Encontre seus concorrentes no Facebook

A primeira coisa que você precisa fazer é evitar reinventar a roda. Você precisa evitar tentar descobrir as coisas de forma completamente incerta, “achômetro”.

Em vez disso, faça engenharia reversa de seus concorrentes. Deixe-os fazer sua lição de casa para você. Como? Bem, encontre-os no Facebook e aprenda com o que eles estão fazendo.

Etapa #2: Obtenha o modelo “padrão de mercado” e crie sua própria versão

Cada nicho tem um padrão de mercado em termos de perfil de mídia social, aparência da marca e estratégia de conteúdo.

Quanto mais cedo você entender isso, mais cedo estará pronto para alcançar o sucesso no marketing de mídia social no Facebook. Quanto mais tempo você levar para aprender isso, mais tempo você passará por dificuldades.

Entenda que o seu nicho de audiência se familiarizou com o modo como certas marcas ou sites são posicionados nas mídias sociais.

Se eles não conseguirem identificar sua marca na mídia social, provavelmente não gostarão da sua página. Pode parecer estranho para eles, porque parece tão distante do “padrão de mercado”.

Seu trabalho nesta etapa é descobrir o modelo padrão de mercado, a estratégia de conteúdo e outros elementos e criar sua própria versão.

Etapa #3: Faça engenharia reversa da estratégia de conteúdo de seus concorrentes e faça a curadoria

Muitos donos de negócios colocariam “conteúdo quente” em suas redes sociais, bem como em seus blogs.

Infelizmente, nove vezes em dez, esse conteúdo não chega a lugar nenhum. As pessoas não clicam, compartilham, comentam ou se engajam.

O que esses divulgadores estão fazendo é basicamente apostar que o conteúdo deles iria repercutir junto a seu público.

Não faça isso. Em vez disso, preste atenção ao que seus concorrentes estão fazendo e procure padrões.

Se você perceber que seus concorrentes estão sempre compartilhando conteúdo sobre o mesmo tema ou tópico, eles podem ter descoberto alguma coisa. Eles não perderiam todo esse tempo, esforço e energia falando sobre as mesmas coisas repetidamente, a menos, é claro, que eles estivessem conectados ao seu público em algum nível e estivessem produzindo resultados.

Agora, para comprovar isso, veja quantas vezes esse conteúdo foi compartilhado ou curtido. Isso lhe dará algum tipo de prova objetiva de que esse conteúdo realmente repercute junto aos membros de seu público-alvo.

Quando você faz engenharia reversa de seus concorrentes, você está essencialmente copiando a estratégia deles para atingir a mesma visão que você está tentando alcançar.

Isso também se aplica à curadoria de conteúdo, em que você pega o conteúdo publicado por outras pessoas e o promove em sua plataforma de mídia social.

Isso cria uma situação vantajosa para todos, porque você não está roubando esse conteúdo. Você está copiando o link do conteúdo, incluindo um breve comentário, e permitindo que as pessoas cliquem no link.

É uma situação boa para todos. Quem publicou este conteúdo obtém tráfego, você cria credibilidade porque está compartilhando informações que os membros do seu público-alvo estariam realmente interessados, e isso leva à possibilidade de que eles curtam a sua página.

Depois de conseguir um número suficiente de curtidas, você poderá começar a compartilhar seu próprio conteúdo, o que levará tráfego diretamente para seu website.

Etapa #4: Escolha o tipo de conteúdo com melhor desempenho ou o mais popular e aumente sua escala

Poste conteúdo por algumas semanas. Continue postando e, depois, analise o conteúdo que obteve maior engajamento. Que materiais divulgados recebem mais curtidas? Mais compartilhamentos? O maior número de comentários?

Em algum momento, você irá ignorar outros tipos de conteúdo e focar naqueles que tiverem o melhor desempenho.

Por exemplo, se você tem uma página no Facebook sobre Chihuahuas e percebe que os artigos de outras pessoas sobre casinhas de Chihuahua têm muitos compartilhamentos, curtidas e comentários, você deverá pensar em eliminar a maioria dos outros tipos de conteúdo e focar nas casinhas de Chihuahua, já que é o tema preferido do seu público.

Etapa #5: Crie sua própria versão

Crie sua própria versão de conteúdo vencedor. Por exemplo, você sabe que as casinhas de Chihuahua recebem muita atenção e são muito populares em sua página. Crie seus próprios artigos sobre esse tópico.

Esses artigos, é claro, direcionam tráfego diretamente para o seu blog ou para sua loja online. Eles devem estar no mesmo nível de qualidade do conteúdo de terceiros ou melhor.

Preste atenção em como o conteúdo popular que você selecionou aborda o tema e adote o mesmo estilo, mas elabore algo melhor.

Talvez você deva oferecer mais informações, informações mais atualizadas ou postagens de blog com elementos multimídia, como vídeos e gráficos. O que quer que você precise fazer, crie um conteúdo que basicamente supere todos os outros conteúdos exibidos em sua página.

Etapa #6: Divulgação: marcação de fotos por seus usuários

Esta é uma técnica de promoção gratuita. Diga aos fãs da sua página que você vai dar a eles algum tipo de brinde digital.

Talvez seja um badge digital, talvez você mencione o nome deles em um post, talvez você lhes dê um eBook grátis ou algum tipo de software gratuito. Seja qual for o caso, diga às pessoas que curtam sua página para que marquem seus amigos em fotos que você irá postar.

Agora, essas fotos, é claro, devem chamar atenção para sua marca, seu site ou sua página do Facebook. Você não está apenas fazendo com que eles marquem uma foto. Esta foto tem que dizer alguma coisa. Deve ter caráter promocional.

Quanto mais marcações você conseguir, maior a chance de obter mais curtidas na página e também cliques no seu site a partir do Facebook.

A melhor notícia? Você não precisa oferecer dinheiro. Na verdade, estudos indicam que as ofertas de dinheiro não são tão eficazes. É muito melhor oferecer algum tipo de ilustração personalizada ou brinde digital como um livro ou livreto grátis, ou talvez um cupom de desconto.

Etapa #7: Divulgação: comentários feitos por seus usuários

Use as mesmas regras da Etapa 6, mas, em vez da marcação de fotos, faça com que os fãs de sua página postem comentários. Também ajudaria imensamente se o comentário incluir o nome de pessoas que façam parte da lista de amigos da pessoa que comentou.

Deixo a seu critério como elaborar isso. Mas, obviamente, quanto mais tags (marcações) houver nos comentários, e quanto mais engajamento tiverem os comentários, mais populares serão os seus posts.

Etapa #8: Chame seus usuários para a ação

Se há pessoas que já curtiram sua página, poste lembretes ocasionais para que elas convidem seus amigos.

Isso funciona porque ‘semelhantes se atraem’. É sério. A principal razão pela qual você é amigo de pessoas, em primeiro lugar, é porque elas compartilham aproximadamente o mesmo conjunto de interesses que você.

Pessoas que compartilham basicamente o mesmo conjunto de interesses tendem a se atrair. Tire proveito deste fato convocando os fãs de sua página a convidar seus amigos.

Etapa #9: Use insights para promover sua página

Sempre que possível, eu faria um estudo profundo da Etapa 1 até a Etapa 8 e dominaria todas as etapas antes de prosseguir para a Etapa 9.

Com a Etapa 9, você irá pagar para promover sua página.

Após alguns meses, você pode usar o extenso sistema de perfis de audiência do Facebook chamado “Insights” para promover sua página. Você saberá o grupo demográfico certo e também saberá quais são as postagens e conteúdos corretos a serem promovidos.

Etapa #10: Impulsione o conteúdo mais popular

Use o sistema de audiência similar do Facebook para encontrar pessoas que atualmente não são fãs da sua página. Esse recurso presente no sistema de anúncios do Facebook permite que você alcance um novo público, que possua aproximadamente os mesmos interesses das pessoas que já demonstraram interesse em sua página.

Você está basicamente usando o poderoso sistema de segmentação de interesses do Facebook em termos de dados demográficos e interesses para que novos usuários visitem sua página. Isso pode levar a mais curtidas, o que pode levar a mais pessoas lendo seu conteúdo.

A partir desse ponto, você pode executar anúncios segmentados.