A primeira coisa que você precisa fazer é listar todos os seus concorrentes. Se você não sabe quem são seus concorrentes, entre no Google e digite palavras-chave relacionadas à sua loja online.
Encontre todos os seus concorrentes no Google e use a pesquisa de sites semelhantes no Google para encontrar lojas on-line relacionadas a seus concorrentes. Elabore uma lista enorme.
Pesquise por eles no Instagram
Depois de obter uma extensa lista de concorrentes, o próximo passo é procurá-los no Instagram. Eles têm contas no Instagram?
Se tiverem, elabore uma ampla lista de concorrentes de lá também.
Estude as Contas de Instagram de Seus Concorrentes
Depois de obter uma lista extensa de URLs diretos de seus concorrentes no Instagram, estude-os a fundo.
Analise a qualidade do perfil do Instagram deles. Preste atenção à sua estratégia de conteúdo.
Que tipo de conteúdo eles publicam com frequência? Não estou dizendo que eles estão publicando exatamente o mesmo conteúdo, mas você poderá observar que eles publicam conteúdo usando o mesmo tema ou assunto.
Analise-os. Mais importante ainda, preste atenção às hashtags que eles estão usando.
Reverta o Sucesso de Seus Concorrentes
A essa altura, você deve estar ciente de que o conteúdo de alguns de seus concorrentes recebe muito mais atenção no Instagram do que outros.
Esta deve ser sua principal prioridade.
Descubra qual dos conteúdos deles tem mais força. Claro que estou falando sobre o número de curtidas, comentários e outros indicadores de popularidade. Esqueça o resto.
Depois de listar o conteúdo mais bem-sucedido de seus concorrentes, gaste tempo suficiente analisando-os.
O que você deve procurar? Preste atenção nas hashtags que eles usam. Observe os tipos de fotos ou vídeos mais populares.
Além disso, preste atenção ao texto de descrição desses itens.
Você vê alguma semelhança? Você pode ligar os pontos? Existe algum padrão maior emergindo?
Depois de estudar esses elementos, preste atenção na página de perfil do seu concorrente e também no texto inserido às imagens ou nas “call-to-action” mencionada nos vídeos.
Estes dizem respeito ao funil de vendas deles.
Basicamente, eles estão mencionando códigos de desconto para que as pessoas que visualizam esse conteúdo possam obter um desconto. Eles também estão promovendo a página de perfil do site deles.
Veja a estratégia de funil de vendas.
Como eles usam seu conteúdo popular para obter tráfego para seu site?
Em seguida, como eles convertem esse tráfego para o site em clientes pagantes?
Eles usam códigos de desconto?
Eles simplesmente os direcionam direto para a página de vendas?
Existe algum tipo de promoção especial que eles estão realizando?
Eles encaminham as pessoas a uma squeeze page, para que possam se inscrever em uma lista de mala direta que as notifique sobre vendas especiais?
Esteja atento à estratégia de funil de vendas mais comum entre seus concorrentes.
Entenda que eles não usarão este modelo se ele não funcionar. O fato de você continuar a ver esse modelo de várias formas diferentes frequentemente diz tudo o que você precisa saber sobre esse funil de vendas.
Eles não o estariam promovendo se não funcionasse.
Aprenda a Ligar os Pontos
Neste ponto, você precisa focar nos três fatores-chave para o seu sucesso.
Seu objetivo é entender o conteúdo de seus concorrentes, para que você possa vencê-los nesse jogo.
Você vai copiar seus temas. Esses temas são temas de conteúdo.
São os assuntos que eles falam sobre frequentemente, que recebem muita adoração de seus seguidores.
Em seguida, você copiará seu funil de vendas. Há uma razão pela qual a grande maioria de seus concorrentes adotou praticamente o mesmo funil de vendas.
Não há necessidade de você ser um herói. Não há necessidade de você inventar algo completamente novo.
Você só precisa identificar o que funciona e desenvolver algo semelhante. Você precisa desenvolver algo que aprimore o que seus concorrentes fizeram.
Em seguida, você vai prestar atenção ao conteúdo deles, porque você vai desenvolver algo melhor, para obter uma vantagem competitiva.
Estas são as três vertentes que você precisa reunir para que você saia à frente da concorrência no Instagram.
Caso contrário, você estará apenas compartilhando o mesmo material genérico que eles estão compartilhando, e isso não vai ajudá-lo. É sério.
Por quê? Bem, você não estará construindo uma personalidade distinta.
Você estará apenas jogando o jogo, para ser apenas mais um no meio da multidão.
No fundo, os membros de seu público-alvo estarão dizendo a si mesmos: “Bem, posso obter o mesmo conteúdo a partir dos concorrentes dessa marca.
Por que estou aqui? Não estou obtendo nada de espetacularmente diferente”.
A chave aqui é copiar os mesmos temas e os mesmos funis de vendas, mas também aperfeiçoá-los.
Em outras palavras, você desenvolve os pontos positivos, aproveita-se dos pontos fortes de seus concorrentes, mas acaba fazendo melhor do que eles, porque você também soluciona os pontos fracos.
Você será capaz de fazer isso quando descobrir quais são os melhores temas de conteúdo e depois criar seu próprio conteúdo com maior qualidade.
Segundo, você descobre suas hashtags mais populares e usa essas hashtags para seu próprio conteúdo.
Por fim, você analisa os funis de vendas mais comuns que eles utilizam e otimiza sua própria versão para obter melhores resultados.
A conclusão aqui é bastante direta: não há necessidade de reinventar a roda. Alguns de seus concorrentes já são bem-sucedidos. Cresça a partir do sucesso deles.
Use engenharia reversa para permitir que seus concorrentes façam sua lição de casa por você.
Não há absolutamente nenhuma necessidade de você começar do zero, pois, acredite, o processo de tentativa e erro que você teria que enfrentar, desperdiçaria uma quantidade enorme de seu tempo, esforço e energia, e eles são simplesmente muito valiosos.