Acreditamos que existem três maneiras eficazes de comercializar sua marca no TikTok:
1. Você pode criar um canal para sua marca e postar vídeos relevantes para o seu nicho.
2. Você pode localizar e trabalhar com influenciadores no TikTok para aumentar seu alcance na plataforma.
3. Você pode anunciar no TikTok (abordaremos isso no próximo capítulo).
Muitos profissionais de marketing usam uma combinação desses fatores para aumentar seus seguidores e seu alcance no TikTok.
Neste artigo, iremos discutir as 8 estratégias de marketing mais bem-sucedidas usadas por muitas marcas:
1. Desafios de Hashtag
A comunidade TikTok adora desafios. Muitos de seus usuários adoram aceitar os desafios propostos na plataforma, criar os respectivos vídeos e enviá-los em resposta ao desafio.
Se você deseja criar um desafio no TikTok (e você deve fazer isso), você precisa criar uma hashtag interessante e relevante. Ela precisa ser memorável e fácil para que os usuários possam encontrá-la.
Já mencionamos neste guia o quão popular foi o desafio do Jimmy Fallon, chamado #tumbleweedchallenge.
OK, ele teve a vantagem de usar o poder do Tonight Show para divulgar o seu desafio.
De qualquer forma, esse foi um desafio bem-sucedido, pois mais de 8.000 vídeos foram criados e houve mais de 10 milhões de interações. Ele simplesmente pediu que os usuários do TikTok caíssem no chão e rolassem como uma bola de feno quando ouvissem uma determinada música.
Para criar um desafio bem-sucedido, você precisa pensar em como um usuário do TikTok pode interagir com sua marca de
maneira divertida. Talvez eles devam segurar um dos seus produtos e fazer algo divertido com ele? Você também precisa pensar no grau de dificuldade e na criatividade do desafio.
Sempre recomendamos que você adicione um certo grau de dificuldade ao desafio. O desafio da bola de feno do Jimmy Fallon era difícil, porque cair no chão e rolar como uma bola de feno era algo que tinha que ser feito em público.
Aqueles que aceitaram esse desafio ficaram muito orgulhosos por terem superado sua timidez e conseguido realizá-lo.
É sempre uma boa ideia permitir que o usuário tenha certa flexibilidade em qualquer desafio que você criar. Forneça orientações aos usuários do TikTok, mas não diga exatamente o que eles devem fazer. Você obterá melhores resultados se permitir que os usuários façam as coisas do jeito que eles acharem melhor.
A empresa de jeans GUESS soube fazer isso muito bem. O jeans é um item muito pessoal, por isso a empresa incentivou os usuários a mostrar como eles gostavam de usar essa peça de roupa. Isso deu aos usuários a liberdade de usar filtros e outros efeitos especiais do TikTok.
O Google também realizou um desafio bem-sucedido no TikTok referente ao Assistente do Google. Se pararmos para pensar, há uma infinidade de coisas que as pessoas podem pedir ao Assistente do Google.
Portanto, o Google sugeriu que seus usuários fizessem qualquer pergunta ao Assistente do Google, tornando o desafio criativo e muito popular.
2. Use o Recurso Duetos
Muitos profissionais de marketing deixam de usar o recurso Duetos. Você pode promover uma campanha de hashtag através de um Dueto exclusivo que atraia muito engajamento.
O conhecido DJ Khaled agora é um parceiro oficial do TikTok. Ele criou um desafio de hashtag muito popular #catchtheseblessings através do recurso Duetos, no qual ele faz elogios a outras pessoas.
Assim, os usuários podem usar a função Duetos e colocar seus vídeos ao lado do vídeo do DJ Khaled, a fim de que possam reagir ao que ele está dizendo em seu vídeo.
Por isso, incentivamos você a pensar em maneiras de interagir com seu público-alvo usando o recurso Duetos do TikTok.
Aqui estão algumas ideias:
Cantar um para o outro
Manter uma conversa
Bater na mão do outro (Bate aqui!)
Terminar as frases um do outro
Existem muitas possibilidades nesse sentido, então aproveite, porque o TikTok adora o recurso Duetos e o utiliza muito. Se você conseguir fazer isso da maneira certa, sua marca conseguirá gerar muito engajamento.
3. Use Influenciadores
Como seria de esperar, existem inúmeros influenciadores no TikTok, assim como em todas as outras plataformas de mídia social.
A diferença é que, como o TikTok é relativamente novo, não há tantos quantos no Instagram, por exemplo, portanto, é mais fácil identificá-los.
Apesar de a plataforma TikTok ser nova, já existem nela influenciadores com milhões de seguidores. Eles podem ajudar você a promover sua campanha de marketing entre o público deles.
Ao escolher um influenciador, você precisa levar em conta sua autenticidade e escolher o tipo adequado de conteúdo. Grandes marcas como o Google usaram influenciadores para divulgar suas campanhas e tiveram bons resultados.
Há vários casos de marketing de influenciadores que foram bem-sucedidos usando desafios de hashtag, por exemplo. O mais importante é escolher o influenciador certo e permitir que eles contribuam com suas próprias ideias.
Permita que eles criem o melhor conteúdo possível para sua campanha, afinal eles conhecem o público-alvo muito melhor do que você.
Portanto, você pode pedir a um influenciador para que ele vista uma peça de roupa que você esteja vendendo ou use um de seus produtos. O influenciador precisa se sentir confortável fazendo isso.
Se ele não gostar das roupas ou dos produtos que você vende, isso não vai funcionar. O TikTok é uma plataforma para jovens, portanto, não espere que os influenciadores promovam campanhas de produtos direcionadas a pessoas mais velhas.
4. Use Prazos
Usar limites é sempre uma boa estratégia de marketing e isso também se aplica ao TikTok. Seu objetivo é incentivar o engajamento e a participação, portanto estabelecer prazos forçará os usuários a participarem.
Se você não usar algum tipo de prazo, as pessoas vão acabar adiando sua participação e acabarão nunca tomando parte da atividade em questão.
Portanto, se você deseja criar um desafio, estabeleça um prazo limite para sua realização.
Quando os usuários do TikTok souberem que têm apenas mais alguns dias para participar, se sentirão forçados a agir imediatamente.
A GUESS Jeans deu um prazo de 7 dias para que os usuários participassem de seu desafio, o que foi altamente eficaz pois gerou grande engajamento.
5. Seja Autêntico
Recomendamos sempre que seu marketing seja autêntico em qualquer canal social, mas isso é particularmente importante no TikTok por ele ser tão novo e ainda não muito explorado.
A plataforma ainda não está saturada por marcas como é o caso do Instagram e de outras plataformas (temos certeza de que isso acontecerá eventualmente).
Você deve ser sempre autêntico no TikTok, caso contrário a comunidade o evitará. Não foque apenas nas vendas e não tente pressionar os usuários a comprar seus produtos e serviços.
Em vez disso, você precisa promover o senso de comunidade e criatividade.
Use o engajamento com a sua marca como uma maneira de fazer com que seu público ganhe curtidas e compartilhamentos em suas comunidades. Se você fizer isso direito, seu marketing no TikTok será muito bem-sucedido.
6. Construa uma Comunidade
Você não vai conseguir ir muito longe com o TikTok se criar um único desafio e usar um influenciador para promovê-lo. É essencial que você esteja preparado para construir uma comunidade na plataforma.
Claro que você pode desenvolver a comunidade em torno de sua marca e de seus produtos.
Recomendamos que você comece criando vídeos simples. Você precisa decidir que tom deseja dar para a sua marca e deve criar vídeos curtos que estejam em sintonia com esse tom.
Você quer ser engraçado, político, polêmico ou positivo? Quando você consegue criar um clima agradável de comunidade no TikTok, outros usuários também vão querer fazer parte dela.
7. Incentive a Criação de Conteúdo pelos Usuários
O pessoal da Geração Z gosta de estar totalmente envolvido. Eles são ativos e não são muito fãs de assistir televisão, pois isso é muito passivo para eles.
Os usuários do TikTok gostam de participar e de se envolver nas coisas. Então, faça com que sua marca dê essa oportunidade a eles.
Seu objetivo aqui é incentivar os usuários do TikTok que gostam da sua marca a compartilhar vídeos deles mesmos usando ou interagindo com seus produtos de alguma forma.
Ao fazer isso, é bem provável que você obtenha altos níveis de engajamento.
Um restaurante na China teve a ideia de oferecer a opção “Faça Você Mesmo”. As pessoas que optavam por esta opção podiam criar seus próprios pratos exclusivos e muitos deles criaram vídeos sobre isso.
Eles então postavam esses vídeos na versão chinesa do TikTok, o Douyin.
Qual foi o resultado disso? Bem, depois que alguns dos clientes que escolheram a opção “Faça você mesmo” postaram seus vídeos, o restaurante teve um aumento de tráfego acentuado.
Na verdade, cerca de 15.000 pessoas procuraram o restaurante com o objetivo de experimentar a opção “Faça você mesmo”, fizeram vídeos dessa experiência e os publicaram. Mais de 50 milhões de usuários visualizaram esses vídeos.
8. Divulgue seus Vídeos em outras Redes Sociais
Ao criar vídeos para o TikTok, você também pode promovê-los em outras redes sociais. Adicione-os também ao seu site ou blog.
Essa é uma ótima maneira de obter mais seguidores no TikTok e em outras plataformas.