Como Criar Conteúdo Para o TikTok Que Funciona

Como Criar Conteúdo Para o TikTok Que Funciona

Como Criar Conteúdo Para o TikTok Que Funciona

Com o intuito de dar boas dicas sobre o conteúdo que você poderá criar no TikTok, veremos abaixo os tipos mais comuns de publicações da plataforma.

LEMBRE-SE: independentemente do que você postar, seu conteúdo precisa ser divertido e interessante!

Vídeos de Música

Lembre-se de que a plataforma TikTok é uma continuação da plataforma Musical.ly, famosa pelas dublagens de músicas famosas. Portanto, você provavelmente não ficará surpreso ao saber que mini vídeos de música e montagens de músicas são muito populares no TikTok.

 Você encontrará vários vídeos dublados e outros um pouco mais criativos. Por exemplo, encontramos vários vídeos de música em que personagens de jogos faziam fortes associações às palavras da música.

Vídeos de Comédia

Há inúmeros vídeos no TikTok cujo objetivo é fazer as pessoas rirem. É incrível a maneira pela qual as pessoas têm ideias muito interessantes e criam vídeos engraçados com base nessas ideias.

Você encontrará vídeos engraçados para pessoas de todas as idades na plataforma.

Embora muitos vídeos cômicos sejam espontâneos e curtos, com duração de cerca de 15 segundos ou menos, há também vídeos claramente planejados e com muitos detalhes.

Criar vídeos cômicos não é fácil, mas se você for capaz de fazê-los, certamente conseguirá se conectar com o pessoal do TikTok.

Vídeos com Efeitos Especiais

 Você pode criar ótimos vídeos usando os efeitos especiais do TikTok. Por exemplo, existem vários filtros faciais que você pode usar para tornar seus vídeos muito interessantes.

Vídeos com efeitos especiais geralmente são muito populares, portanto, você deve dedicar um tempo para aprender o máximo possível sobre eles.

Vídeos de Dueto

Se você vir uma determinada publicação musical à qual deseja responder, você poderá usar o recurso “Duetos” no TikTok para criar seu próprio vídeo, que será reproduzido ao lado do vídeo original, usando a mesma música.

Esse era um recurso muito popular no Musical.ly (que agora faz parte do tiktok), muito apreciado por seus usuários.

Alguns dos melhores vídeos que usam o recurso Duetos são vídeos de reação. Você verá como alguém reage ao vídeo original, o que é normalmente muito engraçado.

Criar vídeos no estilo Dueto não é tão difícil e você pode usar seus próprios vídeos para reagir a eles.

 

Vídeos de Desafio

Os desafios com hashtag são muito populares no TikTok. Quando Jimmy Fallon, o apresentador do Tonight Show, teve a ideia de fazer o #tumbleweedchallenge, foi um enorme sucesso e, em menos de uma semana, havia mais de 8.000 vídeos relacionados no TikTok, e mais de 10 milhões de interações.

Vídeos de desafio basicamente incentivam os usuários a participar fazendo algo divertido.

Outros desafios bem-sucedidos incluem o #ChipotleLidFlipChallenge, cujo objetivo era tampar um recipiente da rede Chipotle usando apenas o próprio recipiente. Se você conseguir fazer um ótimo vídeo de desafio, poderá obter um enorme volume de interações no TikTok.

Criando um Vídeo no TikTok

 Sempre recomendamos que você planeje seus vídeos do TikTok quando estiver promovendo sua marca na plataforma. Lembre-se de que seu objetivo é obter engajamento com os usuários e, embora vídeos espontâneos também sejam bons para isso, vídeos planejados tendem a funcionar muito melhor.

Criar um vídeo no TikTok é bem simples. Se você já postou um story no Instagram ou no Snapchat, você achará as ferramentas do TikTok fáceis de usar, intuitivas e poderosas.

A primeira coisa a fazer é tocar no ícone com o sinal de “+” na parte inferior da tela. Isso abrirá a câmera de seu dispositivo móvel e você verá um grande botão de gravação redondo e vermelho.

Você poderá criar um vídeo curto de 15 segundos ou um vídeo mais longo de 60 segundos.

Não é obrigatório usar sua câmera para gravar algo em tempo real. Você pode usar o botão “Realizar Upload” para enviar um vídeo que você tenha criado anteriormente.

Independentemente do que você escolha, você poderá usar as ferramentas do TikTok para adicionar vários efeitos especiais, entre eles:

  • Acelerar seu vídeo

  • Colocar seu vídeo em câmera lenta

  •  Alternar entre a câmera frontal e traseira do seu smartphone

  • Adicionar temporizador

Existem vários efeitos disponíveis no TikTok e, ao tocar no ícone “Efeitos”, localizado do lado esquerdo da tela, você poderá navegar por eles. Existe uma guia “Mundo”, na qual você encontrará efeitos para vários contextos, como uma fatia de pizza de realidade aumentada, por exemplo!

Se você estiver usando um cachorro ou um gato em seu vídeo, também há efeitos especiais disponíveis para eles. O botão “Beleza” é uma mão na roda. Use-o para remover olheiras e outras imperfeições.

Existem também vários filtros disponíveis, todos numerados, diferente do Instagram, onde os filtros têm nomes. Assim como no Instagram, os filtros do TikTok permitem que você altere o filtro de cores da câmera.

 O recurso “temporizador” é muito útil, pois você pode configurá-lo para fazer gravações sem ter que usar as mão para isso. Sem esse recurso, você precisaria manter o botão de gravação pressionado o tempo todo ao gravar seus vídeos no TikTok.

Recomendamos que você passe um tempo brincando com as inúmeras ferramentas de efeitos especiais disponíveis no TikTok. Em pouco tempo você será um especialista e, quando você estiver dominando esses recursos, você poderá começar a testar o recurso Duetos.

Para criar um vídeo “Dueto”, basta tocar no botão Compartilhar do vídeo original e escolher a opção Dueto.

É sempre bom adicionar uma faixa musical aos vídeos do TikTok e você pode fazer isso depois de realizar o upload de seus vídeos. Na verdade, vídeos podem se tornar virais no TikTok simplesmente por causa da faixa de música escolhida.

Para adicionar uma faixa de música, basta tocar no ícone “Adicionar Sons”, localizado do lado direito da tela de gravação. Você então verá um menu de streaming de músicas e artistas, semelhante ao Spotify.

Basta navegar pelas faixas mais populares do TikTok e você também poderá encontrar outras músicas na Apple Music, se quiser.

 Lembre-se de que você não encontrará músicas completas no TikTok. Em vez disso, você encontrará trechos curtos que serão usados em seus vídeos curtos. Você não poderá editar esses trechos, e pode ser que eles não sirvam para você.

Mas existe uma solução: você pode tocar a música desejada em outro dispositivo enquanto está gravando seu vídeo no TikTok. Dessa forma, a música tocada será registrada como um som original.

Você precisa ter cuidado para não infringir nenhum direito autoral caso opte por gravar sons a partir de outro dispositivo. Dentro do menu de Sons, você encontrará as faixas associadas aos desafios do TikTok.

Depois de terminar seu vídeo, basta tocar em “Avançar” e você verá uma página que se parece muito com a página de postagem do Instagram. Nesta página, você poderá criar uma legenda para o seu vídeo e adicionar hashtags relevantes.

 Se desejar, nesta etapa você poderá marcar os nomes de outros usuários e fazer alterações nas configurações de privacidade, onde você poderá optar por ativar ou desativar o recurso Duetos, ativar ou desativar os comentários e, se você quiser salvar o vídeo na galeria de fotos do seu smartphone, basta clicar em ” Salvar no álbum”.

Se quiser deixar para postar mais tarde, você pode tocar no botão “Rascunho” e retornar à referida postagem mais tarde.

Marketing de Conteúdo no TikTok

Sempre que você estiver postando conteúdo no TikTok, você precisa pensar no engajamento. Quando você começar a criar vídeos divertidos que geram engajamento, seus seguidores vão querer vê-los cada vez mais. Então é melhor você ter um plano para mantê-los entretidos regularmente!

Muitos profissionais de marketing fazem inúmeras publicações no TikTok no início e depois simplesmente param de postar. Este não é o melhor caminho. É como se você estivesse dizendo ao seu público que você não tem mais nada novo para oferecer.

Seus seguidores acharão que você não deseja mais se comunicar com eles e você deve evitar que isso aconteça.

 Planeje suas postagens no TikTok. Você precisa se comprometer se quiser ter sucesso em plataformas de mídia social como o TikTok. Publicações regulares com conteúdo novo aumentarão suas chances de obter mais engajamento e mais seguidores.