Uma das formas mais poderosas de anunciar no Facebook é através do seu recurso de grupo. Considerando o que está acontecendo com o algoritmo do Facebook em relação às páginas do Facebook, é bom ter seu próprio grupo do Facebook como backup.
Embora o Facebook esteja reduzindo o tráfego orgânico enviado às páginas do Facebook, ainda vale a pena ter uma página porque você obtém insights do público a partir dela. Outro grande benefício de ter uma página é o fato de que você pode copiar e colar o conteúdo dessa página em grupos do Facebook.
Quando as pessoas veem seu conteúdo em um grupo, elas não apenas veem o conteúdo, mas também podem ver o botão “Curtir”. Quando elas clicam no botão “Curtir”, você recebe um novo fã em sua página do Facebook.
O principal benefício de ter um grupo no Facebook é a visibilidade. O Facebook deixou claro que está aprimorando sua página para premiar o engajamento real.
Aparentemente, os grupos do Facebook não são tão reprimidos quanto as páginas do Facebook. Em termos de visibilidade, você consegue alcançar mais membros com seu grupo do que com a página.
O Problema com os Grupos do Facebook
Embora a visibilidade para muitas pessoas seja boa em relação a grupos do Facebook, isso dependerá da atividade.
Se um membro do grupo não é tão ativo no seu grupo, talvez ele não esteja curtindo ou comentando, ele não receberá tantas notificações na seção de atualizações do Facebook quanto alguém que é ativo. Esta é uma grande desvantagem.
A grande maioria das pessoas que participam do seu grupo no Facebook não será ativa. Elas estão lá apenas para ler informações. Elas estão lá apenas para ver o que você tem a oferecer.
Veja aqui como anunciar usando seu próprio grupo do FaceBook:
Crie Seus Próprios Grupos Depois que Suas Páginas Estiverem Consolidadas
A primeira coisa que você precisa saber é que você deve criar o seu grupo no Facebook somente depois que sua página estiver consolidada. Você quer saber quem é seu público no Facebook. Você não terá essa informação até ter uma página.
Preste atenção aos insights do público. O conjunto de dados que você obterá dessa parte analítica de seu painel de gerenciamento do Facebook permitirá que você saiba quem segmentar.
Quando você tiver usuários suficientes, e isso dependerá do seu nicho, você deverá então criar o seu grupo. Seu grupo deve ser o mais idêntico possível à sua página.
Se você tiver um logotipo, coloque o mesmo logo lá. Se você tiver algum tipo de bordão, coloque o mesmo bordão ou slogan lá. A chave aqui é usar seu grupo do Facebook como uma extensão da marca que você está criando com sua Fanpage do Facebook.
Dê aos membros do seu grupo um motivo para voltar. Isso, é claro, significa conteúdo original ou novo conteúdo com curadoria, diferente do que você exibe em sua FanPage do Facebook.
Você tem que dar às pessoas uma razão para segui-lo em todos os lugares possíveis no Facebook. Isso, claro, se resume a conteúdo de qualidade.
Anuncie em Outros Grupos
Esta é a parte mais importante do marketing em Grupos do Facebook. Porque se você criasse seu próprio grupo apenas como uma fonte suplementar de tráfego para sua página, provavelmente não cresceria tanto assim. Você tem que ir para outros grupos que já fizeram um bom trabalho e atraíram os olhos que você deseja atrair.
Deve haver um encaixe perfeito entre esses grupos e o seu nicho. Vá a esses lugares e torne-se um divulgador de credibilidade. Isso significa que você deve evitar despejar o mesmo conteúdo que você tem em sua página nesses grupos. Invista tempo para se tornar um especialista ou uma autoridade digna no assunto.
Não precisa de muito esforço. Se você é sempre a primeira pessoa a comentar e seus comentários são sempre perspicazes ou trazem novas informações, as pessoas prestarão atenção.
As pessoas poderão ver que você é um benefício para a comunidade e elas estarão mais propensas a lhe oferecer o benefício da dúvida quando você compartilhar um conteúdo que, obviamente, vem de sua página.
Depois de garantir credibilidade, compartilhe o conteúdo de sua própria página. Como mencionei acima, esses posts possuem, além de seu conteúdo e sua marca, o botão “curtir”. Esta é uma ótima maneira de obter fãs para sua página.
Interaja sempre. Quando as pessoas comentarem em algo que você postou, responda. Elas podem ser haters, críticos, mas não importa – responda de qualquer maneira. Isso demonstra a seus leitores que você é uma pessoa acessível, disponível e que realmente quer ajudar as pessoas.
Se você simplesmente solta um link e sai imediatamente, você é um spammer. Você não é um membro da comunidade. Você obviamente não é alguém que está lá para acrescentar ao conhecimento das pessoas e agregar valor às suas vidas.
Minha Dica Mais Importante
Depois de compartilhar em grupos conteúdo de terceiros de alta qualidade que você não compartilha em sua página, preste muita atenção no Audience Insight de sua página. Encontre seu conteúdo mais popular.
Procure conteúdo de terceiros que seja semelhante a esse e veja se você obtém muito engajamento positivo ao compartilhar esse material.
Se isso funcionar, use o conteúdo do seu site que se encaixa nos mesmos temas do conteúdo popular testado e comprovado nos grupos do Facebook em que você está e use-os para obter curtidas em sua página.