Há erros de marketing muito comuns que até veteranos em publicidade cometem no Facebook. Parece que até mesmo os melhores de nós não estão imunes a esses erros comuns.
É recomendável, se você quiser economizar muito tempo, esforço e dinheiro neste momento, que você tenha ciência desses erros. Isso diminuirá a probabilidade de você cometê-los.
Erro #1 – Iniciar Campanhas Pagas com Ostentação
Não inicie campanhas pagas com muita ostentação. Comece com uma campanha gratuita primeiro, construa seu público organicamente, obtenha dados do seu cliente; aí então, você terá as informações necessárias para montar uma campanha paga experimental de marketing.
Comece por baixo e com calma. A pior coisa que você pode fazer é iniciar uma campanha com um orçamento enorme e absolutamente sem nenhuma ideia do que fazer.
Erro #2 – Iniciar uma Campanha Paga para uma Página Recém-criada
Se a sua página for muito nova ou se ainda não houver muito engajamento, talvez seja melhor adiar uma campanha paga. Você simplesmente não tem informações suficientes sobre o perfil de público-alvo para fundamentar uma campanha paga bem-sucedida.
Erro #3 – Fazer Envios de Conteúdo em Massa através de Softwares
Muitos profissionais de marketing usam algum tipo de ferramenta de promoções em massa padronizadas para o Facebook. Eles descobrem todos os tipos de grupos e páginas no Facebook e usam essa ferramenta para enviar spams para esses locais.
Não faça isso. Você não estará fazendo nenhum bem à sua marca ao fazer isso. Tudo o que você realmente está fazendo é enviar spam. É só uma questão de tempo até você ser banido!
Erro #4 – Anunciar Links de Afiliado Direto ou Links de Página de Vendas Direta
Há um velho ditado: “Você pode levar um cavalo à água, mas não pode fazer com que ele a beba”. Da mesma forma, você pode fazer com que muitas pessoas no Facebook cliquem nos seus links, mas não espere que elas sejam convertidas quando forem direcionadas para a página de vendas do produtor ou para a sua própria página de vendas direta.
Por que as pessoas não compram? Afinal, elas clicaram no seu anúncio, certo? Resposta: elas não foram devidamente qualificadas. Em muitos casos, elas clicaram por curiosidade. Talvez elas tenham clicado por engano.
Qualquer que seja o caso, você não conseguiu vender!
Postar links diretos não é o caminho certo. Você precisa construir confiabilidade. Você precisa construir confiança primeiro.
Erro #5 – Extrair Conteúdos Aleatórios e Selecioná-los Apenas com Base em Palavras-Chave
Você não pode ser preguiçoso a ponto de apenas configurar as ferramentas de publicação do Facebook a fim de extrair todo e qualquer conteúdo do Facebook que tenha algo a ver com suas palavras-chave e, em seguida, apenas distribuí-los. Você está apenas enviando spam ao fazer isso.
Você precisa ser muito consciente e cuidadoso em relação ao tipo de conteúdo, selecionado ou não, que você associará à sua marca.
Erro #6 – Alternar e Repostar o Mesmo Conteúdo Repetidamente
Você já visitou uma página do Facebook que parece que todo o conteúdo foi repostado várias vezes no mesmo dia?
A ideia por trás dessa prática é que, quanto mais os membros do Facebook visualizarem o conteúdo, maior a probabilidade de clicarem nele.
No entanto, parece que você está apenas enviando spam aos fãs de sua página repetidamente. Não se surpreenda se eles derem ‘dislike’ na sua página.
Erro #7 – “Otimização” Generalizada de Anúncios
Outro erro comum de novatos no Facebook envolve anúncios pagos. Se você perceber que um de seus anúncios simplesmente não está funcionando, é muito tentador criar um novo anúncio substituindo-o completamente por algo totalmente diferente.
Ao fazer isso, você realmente não sabe que parte do novo anúncio está tendo êxito ou não. Você está basicamente dando um tiro no escuro. Se o desempenho do seu anúncio melhorar, você não saberá o que causou esta melhoria.
Você precisa ter algum tipo de estratégia ou método que permita rastrear de onde vem a melhoria da sua Taxa de cliques (CTR) e, por fim, de onde vêm suas taxas de conversão.
O simples fato de trocar de anúncio não fornece os dados de que você realmente precisa para tomar decisões eficazes.
Erro #8 – Copiar e Colar a Estratégia de Publicidade do Concorrente
Alguns profissionais de marketing são tão preguiçosos que só observam seus concorrentes e basicamente copiam seus anúncios. Claro, eles não vão copiar palavra por palavra, mas ainda assim acabam falhando.
Por quê? Bem, seus concorrentes gastaram uma quantia enorme de dinheiro otimizando os anúncios que estão exibindo. Os anúncios deles funcionam. No entanto, você não obterá uma vantagem competitiva se apenas copiá-los de forma generalizada.
Você não pode simplesmente copiar o anúncio de alguém sem saber o que está fazendo. Na verdade, apenas uma certa parte dos anúncios de seu concorrente realmente fornece resultados.
Se você não sabe o que está fazendo, você não sabe qual é essa parte, então você está basicamente dando um tiro no escuro na elaboração do seu anúncio. Você pode estar dizendo as coisas erradas no momento certo, ou pode estar dizendo as coisas certas para as pessoas erradas. Você acaba fracassando.
Erro #9 – Desistir Muito Cedo do Marketing Pago
Muitos novatos no mercado de marketing no Facebook têm uma mentalidade “one-time” (tudo ou nada). Eles já ouviram falar do quão incrível é o tráfego do Facebook, então eles juntam um capital arduamente ganho e valioso para executar uma campanha publicitária. Se a campanha não der certo de acordo com suas expectativas, eles rapidamente desistem dos anúncios do FB.
Só porque as coisas não estão funcionando, isso não significa que você tenha de abortar todo o processo. Você pode interromper determinadas campanhas, iniciar novas campanhas e operar com o mesmo orçamento. Você pode fazer modificações em suas campanhas já existentes.
Erro #10 – Falhar Como Um Grande Trem Desgovernado
Você já viu um acidente de trem em câmera lenta? É muito triste porque é muito previsível, mas você não consegue virar a cabeça e olhar para o outro lado.
Você quer saber o que vem a seguir. Você sabe, na sua cabeça, exatamente o que vai acontecer, mas é tão lento, tão grandioso, que você não consegue deixar de olhar. Sua campanha de marketing no Facebook pode acabar da mesma maneira.
Você sabe que a campanha está fracassando, mas você não consegue identificar a causa, então você apenas a deixa fluir à sua frente, como um animal parado na estrada com os olhos fixos nos faróis.
Por que não escolher aprender a falhar rapidamente? Já que você não vai acertar 100% das vezes, aprenda a viver com este fato e siga em frente.