10 Erros Que a Maioria das Pessoas Cometem no Instagram

10 Erros Que a Maioria das Pessoas Cometem no Instagram

10 Erros Que a Maioria das Pessoas Cometem no Instagram

É fácil ficar animado com o alcance do Instagram, os padrões de consumo do usuário e o volume geral de tráfego.

É muito fácil ficar entusiasmado quando se trata desses fatos. Mas o problema é que a maioria das pessoas que experimentam marketing no Instagram não conseguem os resultados que estão procurando.

Aqui estão apenas 10 dos motivos mais comuns. Não vou fingir que esta é a lista mais abrangente que você encontrará. Em vez disso, esta lista resume as formas mais comuns de as pessoas se enganarem no Instagram.

Existem outras formas, mas se você não sabe o que está fazendo, você falhou por causa de uma das seguintes:

 

Razão # 1: Campanha de marketing financiada de forma intensa e obstinada

Muitas pessoas que têm acesso a orçamentos de marketing são muito impacientes ao promover sua loja on-line no Instagram. Elas entram de cabeça.

Elas não sabem o que estão fazendo. Tudo o que elas sabem é que têm muito dinheiro para gastar, então veiculam anúncios após anúncio após anúncio.

Depois de todo o dinheiro ter sido gasto, elas têm muito pouco resultado. A razão para isso é que elas acreditam que podem simplesmente solucionar o problema com dinheiro.

Bem, a questão aqui é o retorno do investimento.

Claro, você é mais do que bem-vindo a gastar uma quantidade enorme de dinheiro em uma grande campanha de marketing através anúncios no Instagram, mas ninguém sabe se você será capaz de atingir as metas de ROI.

Você não pode confiar apenas no fato de ter muito dinheiro para gastar.

Acredite ou não, mesmo que você tenha um orçamento muito modesto ou pequeno, você ainda pode obter melhores resultados do que uma campanha de marketing melhor financiada.

A diferença? Tudo se resume ao fato de você estar sendo sistemático e metódico na execução de sua campanha publicitária no Instagram.

 

Razão # 2: Promovendo links de conversão direta

Muita gente acha que o Instagram é apenas uma fonte de tráfego. Você pode ver isso pelas suas campanhas de marketing, porque eles criam um perfil com um link de uma página que não direciona para sua própria página.

Ele direciona a uma página de vendas ou uma página de recrutamento de e-mail ou uma squeeze page.

O que você acha que acontece? Isso mesmo, absolutamente nada.

Realmente não importa o quão atrativo é seu conteúdo. Se você não está qualificando pessoas ou ajudando-as a superar algumas questões estruturais sérias relativas ao que quer que você esteja tentando promover, você provavelmente não conseguirá muito com o tráfego.

Eu não estou contestando o fato de que as pessoas possam gerar muito tráfego do Instagram.

Mas qualquer um que já tenha experimentado marketing on-line sabe que só porque você tem tráfego, isso não significa que você recebe conversões.

Tráfego, cliques e conversões são coisas totalmente diferentes.

Ao promover diretamente para sua página de conversão, que é a sua página de vendas ou squeeze page, talvez você não tenha qualificado bem o tráfego para converter essas pessoas em clientes pagantes.

Assim, seu ROI fracassa e você acaba desperdiçando uma quantidade enorme de tempo, esforço e dinheiro em sua campanha no Instagram.

 

Razão #3: Desconfiança excessiva de influenciadores

O marketing de influência é realmente grande no Instagram. Basicamente, você encontra pessoas que já são influentes no seu nicho e você as paga para mencionar o seu produto ou divulgar o seu perfil.

Qualquer que seja o método usado, você se aproveita da popularidade e da credibilidade delas na comunidade.

O problema é que existem muitos influenciadores falsos por aí. Eu não vou negar isso. Ninguém pode negar.

Existem muitas contas no Instagram que são falsas. Não apenas suas contas são falsas, mas as “pessoas” que as seguem são falsas também. É tudo uma ilusão de software.

Não é surpresa que muitos profissionais de marketing tenham sido queimados por esses influenciadores.

Talvez eles estejam cobrando R$ 50,00 por uma divulgação, ou talvez estejam cobrando R$ 10,00 por menção de produto.

Mas, independentemente de quão baratos os preços de influenciadores possam ser, é um desperdício de dinheiro, porque eles não têm de fato nenhuma influência.

Eles só têm altos números de seguidores. Esses seguidores não são reais.

Não é de se surpreender que muitas pessoas tenham se desinteressado por influenciadores. Elas nem querem mais lidar com influenciadores.

Isso é um erro grave. Uma coisa é suspeitar de influenciadores falsos, outra é se fechar totalmente a um acordo mutuamente vantajoso com influenciadores reais. Há uma diferença.

Acredite ou não, contatar e fechar negócios com os influenciadores certos pode significar a diferença entre a sua loja online lucrar dezenas de milhares de reais por mês ou sua empresa continuar a ter dificuldades.

 

Razão # 4: Escolhendo ser antissocial

Há uma razão pela qual as mídias sociais são chamadas de mídias sociais. É para permitir que as pessoas sejam sociáveis.

Serve para permitir a divulgação, o engajamento, o compartilhamento de ideias e a formação de comunidades genuínas em relação a determinados interesses e tópicos.

Infelizmente, muitos profissionais de marketing apenas criam páginas e divulgam o conteúdo:

  • Eles não se importam se as pessoas reagem aos seus materiais.
  • Eles não se importam se as pessoas veem seus materiais.
  • Eles estão apenas cumprindo formalidades.

Bem, deixe-me dizer-lhe; se é assim que você executa sua campanha no Instagram, você está sendo antissocial.

Você não está alcançando influenciadores nem se envolvendo com os fãs do seu conteúdo. Isso o leva a não criar uma comunidade em torno do seu conteúdo.

Acredite ou não, é a sua comunidade que irá adicionar grana à sua conta bancária. É assim que funciona. Ao optar por ser antissocial, você destrói sua comunidade on-line antes mesmo de se formar.

 

Razão # 5: contando com fotos ou vídeos de baixa qualidade

Isso deveria ser autoexplicativo.

O Instagram é basicamente uma plataforma de fotos. Assim, os perfis que apresentam fotos de mais alta qualidade tendem a ter muito mais seguidores. Mantenha-se nesse nível.

Publique apenas fotos de alta qualidade. Publique vídeos com alta qualidade de produção, de preferencia os que você mesmo fizer. Desta forma, você se destaca de seus concorrentes.

Existem hoje diversas ferramentas online e aplicativos para celular que permitem criar estes conteúdos de uma forma bastante simples, como o Canva, o Adobe Express, o Pixelied, o CapCut, o Clipchamp, entre outros.

 

Razão #6: “Estratégia” de conteúdo ‘crie e eles virão’

Você já teve uma ideia surpreendente sobre uma foto interessante que as pessoas em seu nicho simplesmente jamais poderiam recusar? Você provavelmente já teve essas ideias. Bem, o que aconteceria se você gastasse seu precioso dinheiro em tais ideias de conteúdo?

Deixe-me dizer-lhe, nove entre dez vezes, você provavelmente vai cair de cara no chão. Você não fez nenhum estudo de perfil de consumidor.

Você não fez nenhum trabalho de pesquisa prévio garantindo que seu público estaria realmente interessado em qualquer conteúdo que você estivesse postando.

Você não pode simplesmente criar esse conteúdo e esperar que as pessoas apareçam e saiam do escuro.

Não funciona assim. Muitos negócios falham por causa disso.

Seu conteúdo deve basear-se na demanda existente e no interesse existente, não no que você acha que é interessante.

 

Razão # 7: Não repostar conteúdo de nicho específico de outros perfis

Acredite ou não, você pode construir enorme credibilidade nas mídias sociais simplesmente repostando o conteúdo de qualidade de alguém.

Em outras palavras, se alguém postar um conteúdo que tenha muitos curtidas, engajamento, comentários, você pode republicar isso e recriar parte desse engajamento em seu perfil.

Isso está perfeitamente correto porque você acaba promovendo essa conta de terceiros. Você cria uma situação vantajosa para ambos.

Você cria sua própria credibilidade dentro do seu nicho e atrai a atenção para essa marca. Todo mundo sai ganhando.

Se você não conseguir fazer isso porque você está muito empenhado em promover apenas suas próprias coisas, sua conta no Instagram provavelmente não vai crescer tão rapidamente.

Você precisa se aproveitar do conteúdo de sucesso de outras pessoas. Concentre-se na vantagem para ambos, não foque apenas em monopolizar os resultados de tráfego de seus esforços.

 

Razão # 8: Falha ao chamar os espectadores do Instagram para agir (“call-to-action”)

Depois de adquirir seguidores, você precisa garantir que as pessoas interessadas em seu conteúdo te deem um retorno.

Obviamente, você não está se engajando ao marketing do Instagram porque você não tem nada melhor para fazer. Você não está fazendo isso pela sua saúde. Você está fazendo isso porque quer ganhar dinheiro. Não há vergonha em admitir isso.

Se aprimore e realmente chame as pessoas para agir. Se você publicar fotos de camisetas legais, diga às pessoas: “Se você gostou dessa camiseta, clique no meu perfil e clique no link para obter um desconto de 50%.”

Independentemente de como você vai fazer isso, chame as pessoas para a ação. Caso contrário, elas só vão ver sua conta como um lugar onde eles podem conferir coisas novas e legais sem muita obrigação ou compromisso. Você acaba treinando os membros de sua comunidade a serem passivos

Esse tipo de público é inútil para você. Se você quiser ganhar dinheiro com sua conta, chame as pessoas para a ação.

Razão #9: Não usar hashtags ou usar as erradas

Hashtags estabelecem o nicho do seu conteúdo. As pessoas interessadas em determinado tipo de conteúdo usam um determinado tipo de hashtag.

Use-as com frequência. Pode parecer que as pessoas não estão usando as hashtags que você usa, mas, eventualmente, você vai pegar o jeito.

Eventualmente, você identificará as hashtags que atraem mais tráfego. Independente disso, você precisa fazer disso um hábito desde o primeiro dia.

Existem diversas ferramentas online que podem te ajudar com a escolha das hashtags, como por exemplo a https://www.tagsfinder.com/pt-br/

 

Razão #10: Publicação de conteúdo fora do nicho

Eu sei que você está animado em ter uma conta no Instagram, mas não deixe que a emoção faça com que você produza apenas posts pessoais aleatórios.

Sua conta, se você estiver usando para fins comerciais, não é sobre você. É sobre seu público-alvo.

Entenda que eles têm uma estreita faixa de interesses. Fique dentro dessa faixa estreita. Caso contrário, você não estará treinando sua comunidade para colocar dinheiro em seus bolsos porque eles verão sua conta como apenas entretenimento.

Não haverá credibilidade no que diz respeito a produtos específicos de nicho. Eles apenas acharão que você é divertido de seguir, mas você realmente não terá muita força com eles, já que você posta sobre qualquer coisa.

Se você se concentrar em apenas um produto, como por exemplo, relógios de luxo, você pode ter certeza que muitas das pessoas que seguem você vão pensar que você é algum tipo de especialista e estarão mais propensas a te dar uma chance, quando você anunciar algo. É assim que funciona.

Atenha-se ao seu nicho-alvo. Concentre-se no panorama geral. Entenda que você está fazendo isso por um motivo. Você não está apenas fazendo isso para perder seu tempo e falhar.